CRM

2 pontos que você deve ter em mente na hora de contratar uma plataforma de CRM

Se você encontrou esse texto já deve, ao menos, ter uma noção básica do que é uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) e provavelmente deve estar sendo bombardeado de opções de plataformas que oferecem um ambiente automatizado para desenvolver sua estratégia de relacionamento com o cliente.





Independente de estar (ou não) na fase inicial pela busca da ferramenta ideal, existem algumas considerações que podem ser feitas a qualquer momento de uso do CRM. Mas que devem ser levadas à sério na hora de contratar um software especialista. Isso porque, quanto mais envolvido você estiver com o processo de aquisição de um sistema, mais cedo você sentirá se, de fato, ele é a solução certa.


O que leva ao nosso primeiro ponto:






1. entender o nível de adequação da ferramenta ao seu negócio para saber se a plataforma se adequa a sua realidade




É essencial buscar na fase de cotação, uma conversa mais prática com o time comercial da plataforma de CRM. Além disso, é importante levar para a reunião sua preocupação mais latente com pontos que exemplifiquem dificuldades corriqueiras que são bem específicas do seu mercado de atuação.





Quer um exemplo?


Nossa trajetória é 100% AGRO! Desde o Cooperate ERP, a primeira solução de gestão que lançamos no mercado, o objetivo do nosso time de especialistas sempre foi simplificar a vida do cliente agro.





Esse foco em um nicho muito específico, com um mercado nacional de muita personalidade e necessidades locais, sempre orientou o desenvolvimento de cada funcionalidade que criamos e aprimoramos ao longo dos anos. E mesmo com toda essa preocupação em um mercado específico, não deixamos de dedicar nossos especialistas para buscar adaptação de funcionalidades que serviriam apenas para um ou dois segmentos dentro do agronegócio.





Para você ter uma ideia:


Uma funcionalidade do Clover CRM que analisa o potencial do parque de máquinas vai servir para nossos clientes de concessionárias de máquinas agrícolas. Já escoamento de produtos, é um módulo extra muito usado por nossos clientes de cooperativas, cerealistas e distribuidores de insumos.


É nesse nível de especificidade que você precisa descobrir se será atendido. Ou pelo fato de existir uma solução que te atenda perfeitamente bem. Ou pelo fato de que a empresa de software está disposta a construir junto uma maneira de resolver o seu problema.






2. investir dedicação na fase de implementação para obter resultados significativos




É difícil admitir, mas a tecnologia não faz milagre sozinha! Não é à toa que chamamos de ferramenta. A plataforma é a base para ideação e desenvolvimento em ações de relacionamento com o cliente. E só quem pode tirar proveito de toda a inteligência que existe nela, é você.


Porém, essa fase de adaptação pode ser facilitada quando a empresa oferece um método de implementação e canais de atendimento acessíveis ao suporte, sempre que necessário.


Novamente lembramos: sua jornada na transformação digital depende única e exclusivamente do quão disposto você está a dedicar esforços nessa transição.


Inclusive, esse tópico faz parte do nosso e-book com as 3 AÇÕES DE IMPACTO que levaram nossos clientes ao sucesso em termos de resultados diretos em faturamento.





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