3 principais desafios das organizações do Agronegócio para atrair clientes

Por toda a nossa história, o trabalho no campo foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O avanço tecnológico permitiu que ele se tornasse cada vez mais produtivo, muito embora ainda não seja imune a falhas – como as organizações do Agronegócio bem sabem. Manter os produtores rurais blindados contra a concorrência e gerenciar uma equipe de vendas da forma correta são alguns dos constantes e decisivos desafios neste mercado, e estar ciente de cada um deles é fundamental para o sucesso de qualquer Agronegócio. Conheça em nossa matéria de hoje 3 dos principais desafios das organizações do Agronegócio em sua busca para atrair clientes!




Estratégias contra a Concorrência



Muitos segmentos do Agronegócio, como cooperativas, revendas, indústrias e concessionárias de máquinas agrícolas, sofrem com uma pesada competição para conquistar clientes em suas áreas de atuação. Extrapolar margens de desconto, sobrecarregar negociações e gastar recursos em promoções não são sempre ações admissíveis para a área comercial e raramente se classificam como situações desejáveis. Para remediar este desafio de maneira eficiente, as organizações do Agronegócio precisam fidelizar seus clientes, cultivando um relacionamento sempre presente capaz de atender suas necessidades com entregas acima da expectativa. Este resultado pode ser alcançado utilizando uma ferramenta de CRM (gestão de clientes) e personalizando os produtos e serviços da organização para a situação de cada produtor.




Assertividade nas Informações



Coletar e organizar informações de forma compreensível é um desafio por si só, principalmente no Agronegócio, mas ainda além existe a necessidade de analisar estes dados para tomar decisões assertivas e lucrativas. Sem uma estrutura de TI apropriada e e um módulo analítico para visualizar com clareza os principais resultados da organização, qualquer ação realizada trará resultados inconstantes e difíceis de medir. Entretanto, ao automatizar estes processos com uma ferramenta de BI (inteligência de negócios), bons resultados podem ser repetidos e o curso de ação para uma melhora financeira se torna muito mais claro.




Gestão da Equipe de Vendas



Todo gestor comercial e vendedor ligado ao Agronegócio sabe que ser apenas competitivo nas negociações não é o suficiente. É preciso ter uma boa estratégia, baseada no conhecimento do cliente e do mercado em geral. A venda precisa ser executada, mas a real necessidade na área comercial é garantir que o cliente retorne a comprar da organização. Para tanto, é preciso focar no atendimento de longo prazo, oferecendo os produtos no tempo certo e cultivando um relacionamento com os clientes de maior valor potencial. Treinamento, conhecimento dos produtos e expertise no Agronegócio também são fundamentais para entender a realidade dos produtores rurais e se conectar a suas expectativas.

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