CRM

4 diferenciais para garantir a fidelidade do cliente no Agronegócio

Cultivar relacionamentos com clientes que "levantam a bandeira" da organização é uma das maiores vitórias que ela pode contar em sua jornada. No Agronegócio, onde a evolução do mercado é bastante rápida e as atividades no campo se renovam a cada dia, este valor é ainda mais importante. Desta forma, conquistar a fidelidade do produtor rural é um trabalho que só pode ser alcançado pela excelência nos atendimentos, combinada com uma boa gestão e estratégia para acessá-los.




Mesmo com estas qualidades, entretanto, este trabalho não precisa necessariamente ser complicado. Ferramentas de gestão de clientes auxiliam em todas as etapas deste processo, e existem práticas que podem ser implementadas com facilidade para assegurar o seu sucesso. Com este pensamento, apresentamos algumas dicas e ações para fidelizar clientes no Agronegócio!



Surpreenda em suas entregas

Existe uma estratégia de fidelização chamada de overdelivering, que em uma tradução arbitrária, significa "entrega excessiva", no sentido de entregar mais do que se espera de forma a surpreender positivamente o cliente. Na prática, esta entrega adicional pode ser em um tratamento diferenciado ou em algum tipo de benefício além da compra. A impressão deixada por esta prática valoriza o reconhecimento da organização e preferência em futuros negócios.

No Agronegócio, é possível melhorar a experiência de compra do produtor rural através de um atendimento mais pró-ativo. Efetuar entregas antes do prazo, avisar com antecedência descontos em compras freqüentes ou mesmo oferecer bonificações nos serviços e compras como recompensa por fidelidade são bons exemplos que podem ser facilmente implementados para atender esta realidade.



Entregue Conhecimento

O produtor rural contemporâneo está cada vez mais profissional e conectado. Mesmo os mais tradicionais possuem um acesso a informações que nunca antes foi observado no campo. Para atender este novo perfil, as organizações precisam assegurar que seus profissionais estão preparados para continuar representando autoridade e conhecimento no campo, além de equipá-los com as ferramentas corretas para a consulta de informações quando estão realizando seus atendimentos.

Ter acesso a informações dos clientes ainda antes das ações em campo também é essencial, permitindo aos consultores se prepararem para acessá-los. Complementar os atendimentos com plataformas de Agricultura Digital e outros serviços de tecnologia também são caminhos que podem ser explorados para aumentar o nível de entrega de conhecimento aos produtores.



Organização e Transparência

Uma das piores percepções que o produtor pode sentir durante um atendimento ou venda é a de ter sido enganado. Mesmo com uma postura ética, ainda é possível que isto aconteça se as informações transmitidas não forem claras ou completas. Da mesma forma, atrasos na entrega de determinados produtos podem prejudicar a produção dos negócios do cliente.

Para transmitir segurança e transparência nas interações, é importante permitir que a informação flua livremente. Além dos esclarecimentos ao lado do produtor, é importante manter uma forma de comunicação rápida e sempre presente com ele - por exemplo, através de chats e aplicativos da organização - caso surjam dúvidas, atualizações ou outras necessidades.



Recompensar a Fidelidade

Finalmente, o caminho mais direto para garantir a fidelidade do produtor rural é entregar um motivo real para que ele continue a buscar a organização. Enquanto programas de pontos e fidelidade são comuns e eficientes, é importante personalizar qualquer entrega e bonificação para que eles sejam realmente relevantes ao produtor, especialmente quando representam um valor considerável à organização.

De maneira geral, o foco de todo relacionamento com o produtor deve ser a parceria e a proximidade. Uma comunicação mais pessoal e a demonstração de preocupação genuína com o cliente são o que farão com que ele lembre da organização como muito mais do que apenas outra empresa buscando acessá-lo.

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