CRM

4 formas de segmentar clientes

Todo gestor sabe qual é a importância da base de clientes de uma empresa. Sabe também que é muito mais barato para a empresa manter um cliente atual ativo do que conseguir trazer um novo. Mas o que muita gente ainda não sabe é como exatamente conseguir manter essa base atual ativa, de forma que ela compre mais e mantenha-se cada vez mais lucrativa.

No post de hoje vamos dar algumas dicas de conseguir manter a clientela por meio da segmentação de clientes e algumas formas de fazê-la. Confira:


Produto


Segmentar clientes de acordo com o produto que ele compra de você é uma das principais diferenciações que você pode ter na sua base de clientes. Quando se tem bem definido o que cada um dos seus clientes compra da sua empresa, fica mais fácil manter uma comunicação direcionada e segmentada, permitindo que ofertas exclusivas e pertinentes sejam enviadas a esses contatos.

Além disso, você também pode montar equipes comerciais especializadas para cada tipo de produto vendido.


Sazonalidade


Quando você segmenta clientes por produto, também complementá-la com a sazonalidade da produção ou compra. Por exemplo: você tem um cliente que depende de uma determinada matéria-prima ou um determinado grão em certos meses do ano. Quando sua empresa tem esse tipo de informação, seu time comercial pode iniciar as negociações algum tempo antes para conseguir garantir as vendas.

Outra possibilidade que se tem quando se sabe a sazonalidade de compras de cada cliente é avaliar se, perto da época de compras, você conseguirá suprir toda a demanda que esse determinado cliente tem, podendo até procurar algum outro fornecedor que possa complementar o seu estoque.


Tamanho de clientes


Outra segmentação interessante que pode ser feita é de acordo com o tamanho dos clientes, ou o volume das compras que cada um faz.

Essa segmentação de clientes também permite que seja dada uma atenção especial àqueles que são maiores e os que fazem compras mais robustas. Dessa maneira, é possível saber se existe algum cliente que é uma empresa grande, mas que compra pouco, sendo possível criar um esforço de vendas para conseguir aumentar a rentabilidade nesse caso.

Também é possível saber quem são aqueles que já fazem compras grandes para que seja dada uma atenção especial a eles, e que sejam criadas equipes diferenciadas para cuidar dessas variações de tamanho, seja de empresa ou do volume de compras.


Área de atuação


Quando se sabe a área de atuação e localização de cada cliente, você pode conseguir conciliar o transporte e a logística dos produtos que serão entregues para clientes que estão próximos. Dessa forma, em muitos casos, é possível contratar uma única transportadora para fazer vários serviços com localização próxima, possibilitando uma redução no valor do frete e uma melhora nas margens de venda.

A segmentação de clientes é crucial para conseguir fazer a empresa crescer e, principalmente, conseguir fazer com que suas vendas e seu relacionamento com os clientes atuais sejam melhores e mais rentáveis para a sua empresa.


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