4 tendências de inovação para empresas do Agronegócio

Mesmo com todos os desafios econômicos dos últimos anos, o Agronegócio brasileiro evoluiu de maneira surpreendente, com um crescimento geral de 3.8% em 2019 (dados da CNA, 2020). Isto mostra como este setor possui a capacidade de enfrentar crises com eficiência, e certamente serve como testemunho de seu potencial para superar também qualquer outra crise no futuro. Ainda assim, é preciso concentrar esforços para garantir que estes resultados positivos se tornem realidade novamente. Para complementar este trabalho e melhorar a visão sobre os negócios, as empresas do mercado Agro podem contar com o apoio da tecnologia e da inovação. Por isso, organizamos nesta matéria 4 tendências que podem ajudar o Agronegócio a conseguir mais resultados! Confira:




Conectividade e Relacionamento




Em um mercado competitivo e sensível a fatores políticos e socioeconômicos, as empresas do Agronegócio muitas vezes encontram sua sustentabilidade em um cliente leal e de grande valor. Alcançar tais clientes e mantê-los fidelizados, entretanto, é um desafio que exige constante conexão, com a estratégia de aproximação e a ferramenta correta para suprir os consultores que os acessam. Facilidade de informações e versatilidade para fechar um negócio em potencial no atendimento são necessidades cruciais para equipes a campo, bem como o reconhecimento e acesso destas informações pelos gestores que desenham as estratégias para alcançar os produtores rurais. Desta forma, ferramentas que permitem a facilidade da comunicação entre consultores e produtores rurais, como Apps e comunicadores, e tecnologias que tratem com assertividade da gestão da carteira de clientes da empresa, como o CRM, estão entre as inovações com o maior potencial de garantirem a produtividade de qualquer organização do Agronegócio.




Eficiência na produtividade do cliente




O produtor rural enfrenta muitas decisões no campo que podem ser desafiadoras. Diversas variáveis como o clima, a eficiência de máquinas e os insumos que ele adquire fazem com que o perfil de comportamento de um seja muito diferente do de outro. Estes desafios, entretanto, são um fator comum entre eles que pode ser explorado como oportunidades pelas empresas que os atendem através de uma aproximação assertiva - como visto acima - e também com um serviço adicional relacionado a Agricultura Digital, que muitas vezes atende diretamente estes desafios. Agrometeorologia, telemetria de máquinas, mapas de satélites e muitos outros recursos podem ser acessados de maneira fácil com uma Plataforma de Agricultura Digital.


Prevendo os resultados de suas safras e soluções para obstáculos que possam aparecer em qualquer fase de sua lavoura, o valor no serviço de Agricultura Digital é facilmente reconhecido pelo homem do campo, que passará a enxergar na empresa que o atende um aliado potencial, voltado a recorrer aos seus produtos com confiança. Desta forma, pode-se dizer que a Agricultura Digital, quando usada corretamente, é um multiplicador nos negócios e um recurso de fidelização do produtor rural.




Big Data e previsão de informações




Uma conseqüência dos dois itens citados acima é a concentração de informações sobre o cliente e seu comportamento. Ferramentas de tecnologia tendem a acumular dados de grande utilidade a partir de tudo o que tem acesso. Aumento ou diminuição de compras e vendas da empresa são sinais de oportunidades ou ameaças que precisam ser conhecidos pelas organizações do Agronegócio, e a conectividade com o campo atrai naturalmente cada uma destas informações. Cabe a empresa que os coleta saber como organizá-los e interpretá-los, e tecnologias relacionadas a Big Data, sistemas de gerenciamento de recursos e inteligência de negócios (BI) podem ser chaves importantes para auxiliar nesta tarefa, permitindo que a liderança de qualquer organização evolua suas estratégias. O próximo tópico elabora mais sobre esta capacidade:




Eficiência em Gestão e tomadas de decisão




Possivelmente o passo final na jornada de inovação é dispor de várias qualidades para melhorar o posicionamento estratégico da empresa. No momento em que uma organização possui os meios de conhecer e acessar o produtor rural, conectar-se com todas as informações que acontecem no campo e contar com uma equipe preparada para realizar seus atendimentos de forma otimizada, ela precisa então integrar as suas tecnologias para que todos os seus processos ocorram em harmonia e suas decisões não sejam interrompidas por conflitos em suas ferramentas. O melhor modo de garantir esta última etapa é começar da maneira correta, evoluindo o que a empresa já possui a partir de seus fornecedores, ou escolhendo um parceiro na área que tenha disponibilidade futura para evoluir os serviços que estão sendo oferecidos. Na procura de um parceiro de inovação, é essencial buscar especialistas em seu mercado e que já tenham clientes importantes na área, bem como experiência que comprove os resultados de suas soluções.




Desta forma, procurar um parceiro conhecedor do Agronegócio e que tenha referências importantes no mercado é um caminho seguro para acompanhar a evolução da tecnologia e inovação.




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