A necessidade de estarmos preparados para os novos desafios do Agronegócio

Desafiando as tendências de retração dos grandes mercados produtivos, o Agronegócio mantém-se em alta ano após ano, sustentando nossa economia e evitando qualquer colapso que poderia nos levar a uma crise econômica com efeitos globais. Não somente este setor econômico mantém-se positivo, como a produtividade agrícola disparou, apresentando safras recordes em 2017 e 2018.




Este sucesso nos mostrou a força que o Agronegócio possui e a sua importância para o desenvolvimento do nosso país. Mesmo que seja um claro motivo de comemoração e orgulho para todas as organizações do segmento, não podemos relaxar a nossa vigilância, buscando evitar que este mesmo orgulho prejudique nosso avanço. Precisamos aprender e nos fortalecer com estes momentos de abundância e vitórias, jamais nos acomodando, para estarmos prontos se surgirem outros tempos desafiadores novamente. É muito importante estarmos preparados para enfrentá-los com o mesmo vigor que nos trouxe até aqui.




É necessário garantir que os mesmos resultados que já presenciamos venham a se repetir no futuro, mesmo quando o contexto de nossa economia for diferente. Diversos fatores externos, a evolução da concorrência e a mudança nos hábitos de consumo dos produtores rurais podem mudar o cenário do mercado de maneira rápida e dramática, exigindo uma prontidão dos empreendedores e organizações do Agronegócio para reagir a esses novos desafios.




Da mesma forma que as novas tecnologias otimizaram a produção no campo dentro das mesmas áreas de plantio disponíveis, elas também podem ajudar as organizações do Agronegócio a serem mais competitivas em suas áreas de atuação, evitando terem que diminuir suas margens ou cortar investimentos importantes para manter sua viabilidade operacional.




Somos capazes de alcançar este grau de preparo para enfrentar novos desafios através da excelência na gestão e da inovação constante. O salto científico iniciado no último século acelerou constantemente até os nossos dias; ao mesmo tempo, exigem-se melhores resultados em cada vez menos tempo, utilizando-se menos recursos e conquistando clientes em mercados cada vez mais concorridos. Dessa forma, o único caminho que resta às organizações é manter-se na dianteira quando se trata de tecnologia e gestão. Planejar melhor, a partir de dados mais assertivos, e buscar manter a fidelização de seus clientes é a garantia de sucesso tanto em épocas de crises como em tempos de prosperidade.




Abrir e manter mais canais de relacionamento com os produtores rurais também é algo necessário, suprindo suas necessidades e seguindo as suas tendências de buscar conexão e conhecimento. Através do uso de portais e aplicativos de fácil acesso ao homem do campo, é possível estar sempre presente em seu dia-a-dia, recolhendo informações vitais sobre seus cultivos e seu comportamento de compra, e oferecendo o que ele realmente precisa, no momento certo. Estas mesmas informações tornam possível a previsão das novas tendências do mercado através da identificação das necessidades dos produtores, e por consequência, a elaboração de estratégias seguras com resultados facilmente mensuráveis.




Apenas com este preparo, inovação e determinação dentro do Agronegócio é que poderemos continuar usufruindo de muitos anos de prosperidade, garantindo não somente o sucesso de nossas organizações, mas da sociedade e de nosso país como um todo.




Gostou deste post? Toda terça-feira atualizamos nosso blog com um novo material. Siga nossa página no Facebook e no Linkedin e não perca nenhuma novidade!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho