CRM

A rede do agronegócio - III

Rede do Agronegócio (parte III)


De acordo com as ideias lançadas nos dois artigos anteriores sobre a rede do agronegócio, observamos que para a cadeia produtiva do agronegócio fluir de maneira mais eficaz uma das alternativas é a utilização de uma plataforma de CRM (Costumer Relationship Management) que prioriza a gestão de relacionamento com o cliente, tendo por base três níveis de apoio a gestão: os níveis operacional, analítico e colaborativo.

Esta última parte da trilogia sobre a rede do agronegócio tem como objetivo trazer à tona o resultado da união entre os componentes da rede do agronegócio e o benefício proporcionado pelo uso do CRM para o agronegócio. Para saber maiores detalhes sobre esse aspecto você pode acessar outros artigos do blog [CLIQUE AQUI].

A tecnologia do CRM para o agronegócio possui diversas características que são específicas e inovadoras para os processos internos, produtos e serviços oferecidos aos clientes com valor agregado. Vejamos abaixo os benefícios conferidos às empresas do segmento com a solução de CRM:

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  • A base informacional requerida para o planejamento logístico e de armazenagem da produção que será recebida a partir de registros realizados pelos consultores de vendas, onde são coletadas informações estratégicas sobre o desenvolvimento do ciclo das culturas, o que influencia no monitoramento da fidelidade do agricultor em relação à entrega da produção

  • Limites de crédito são concedidos através do monitoramento da movimentação dos produtores rurais, em medida de suporte para maior segurança à liberação de crédito

  • Erradicação de erros de digitação e esforços ou trabalhos repetidos referentes a documentos ou arquivos

  • Administração da conta do produtor em relação ao status dos títulos financeiros (vencidos, a vencer e pagos), também gerenciando limites de crédito e saldos de produtos e insumos agrícolas

  • Garantia de maior eficiência na venda de insumos agrícolas, tanto como suporte e assistência técnica

  • Aperfeiçoamento quanto à eficiência do desempenho de atividades envolvendo assistência técnica, tendo em vista o cumprimento das metas de vendas e acompanhamento das visitas

  • Melhoria da imagem e relacionamento da organização com os produtores rurais, agregando maior valor ao vínculo entre ambos

  • Aperfeiçoamento no planejamento de logística e armazenagem da produção, visando erradicar erros e gastos supérfluos


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Outro fator que soma e muito a respeito da solução tecnológica em questão é o CRM em nuvens. Trata-se de uma inovação no mercado do agronegócio por proporcionar maior mobilidade aos usuários do segmento. A praticidade de atender o cliente e possuir todo o sistema e seus recursos a apenas um toque na tela do smartphone ou tablet é a principal vantagem do CRM para o agronegócio.

Após a análise realizada sobre as características da cadeia produtiva do agronegócio podemos concluir que a junção das cinco peças-chave: Executivos de Negócios, Produtor Rural, Consultor de Vendas, Contabilidade e Agrodistribuidor, a parceria entre eles, junto ao uso do CRM para o agronegócio e finalmente a apresentação dos benefícios e toda a mobilidade que o CRM em nuvens proporciona, chegamos à rede do agronegócio representada no infográfico abaixo:

 

 

Rede do Agronegócio - CRM Datacoper Rede do Agronegócio

 

Cada um dos nós desta grande rede possui importância única e um papel específico na cadeia do agronegócio. Através desta visão do todo e de que quando um ganha todos crescem se conquista a excelência em gestão de relacionamento, contando com o suporte de uma solução tecnológica especialmente desenvolvida com a intenção de criar o diferencial competitivo e agregar valor que a sua empresa precisa para se aproximar do produtor e mantê-lo fiel a sua agrorevenda ou agrodistribuidora.

Continue acompanhando mais artigos voltados ao mundo do agronegócio!

AUTORES
Vinicius Tansini Pramio ? Trainee de Marketing de Conteúdo
Carlos Alberto Schulze ? Analista de Inovação

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