A Tecnologia Mobile no Agronegócio

A mobilidade rural tem sido uma das principais armas para aumentar a produtividade no campo. E não só isso. Ter todas as informações necessitadas na sua mão e disponibiliza-las para seus clientes é fundamental dentro do agronegócio, afinal, faz muito tempo que o segmento deixou a ser apenas suor e enxadas. 


A necessidade de ser cada vez mais preciso na produção fez com que muitas organizações e cooperativas voltassem seus olhos para a tecnologia. E eles estão mais corretos do que nunca. Estudos apontam, que até 2021, 70% de todo envolvimento dentro do agronegócio contará com a participação da tecnologia no campo.


Por isso, vamos abordar um pouco sobre a importância e os benefícios de estar por dentro do mundo mobile no agronegócio.


A mobilidade dentro do campo



A fórmula não é difícil de entender. Até os mais tradicionalistas não podem negar. Quanto mais tecnologia você possui, mais facilidade você tem para lidar com todos os processos da sua organização ou até mesmo dentro da propriedade. Isso gera agilidade, e consequentemente, mais produtividade.


É possível contar com sistemas completos de análise e acompanhamento de resultados em nuvem, sem a necessidade de ter uma grande estrutura de TI implantada na propriedade, bastando apenas contar com algum tipo de dispositivo móvel e acesso à internet.


Isso permite que pequenos produtores também façam uso da tecnologia de forma eficaz em suas propriedades e possam usufruir de todos os benefícios que vêm com ela, como maior controle e produtividade.



As vantagens da mobilidade rural


Provando ser muito mais do que simplesmente uma onda passageira, podemos listar alguns benefícios que a mobilidade rural traz para os produtores, organizações e cooperativas. Algumas delas, serão citadas aqui:

Planejamento estratégico sobre controle



Talvez a grande sacada de levar a mobilidade até o produtor rural seja a capacidade de transmitir as informações necessárias em tempo real. Com elas, resolver problemas (até mesmo quando não se tem conexão com a internet) fica muito mais simples do que viajar talvez alguns KM´s para reportar um determinado problema. Fica muito mais simples determinar prioridades quando se tem todo o mundo do agronegócio na palma da sua mão.


Já para uma organização ou cooperativa, todas as informações podem ser levadas para o usuário de forma simples e segura, além da famosa agilidade que tanto batemos na tecla por aqui.


Detalhamento para objetivos e estratégias


Existem funcionalidades para você traçar estratégias melhores para o cooperado ou organização. Com a mobilidade rural todos são capazes de traçar linhas e planos dentro de um smartphone, tendo a possibilidade de se conectar a nuvem ou até mesmo fazer transmissão de dados em tempo real.


Economia


Quando pensamos no agronegócio brasileiro, automaticamente pensamos em economia. No agronegócio, durante todo o ano, a palavra-chave é tempo. Tempo dentro do agronegócio remete a dinheiro. A tecnologia móvel se trata exatamente disso. Diminuir o tempo para fazer uma gestão de dados mais ágil e evoluída com uma integração completa a outra solução que


Uma das palavras-chave dentro do agronegócio é economia, tanto em tempo quanto em dinheiro, e ambos podem ser alcançados por meio do uso da tecnologia móvel. A gestão de dados pode ser muito mais eficiente, sustentável e integrada.


O smartphone chegou para ficar também no agronegócio. Deixando o segmento mais rápido e eficiente, a tendência é sempre evoluir e melhorar algo que já dá muito lucro ao nosso país.


Acompanhe o blog Datacoper. Lá você acompanha notícias sobre tecnologia e agronegócio.

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho