Aprenda a gerenciar muitos vendedores em 5 passos

Os produtos são feitos a fim de serem vendidos. Boa qualidade, reputação ilibada da empresa e ofertas atrativas são bons motivos para um cliente decidir pelo seu produto ao invés da concorrência, e isso todo mundo sabe. A questão é que a venda de um produto passa necessariamente pelos vendedores, e a qualidade desses profissionais é essencial na hora de se obter sucesso. 

Pensando nisso, e sabendo das dificuldades enfrentadas pelas empresas com um número grande de vendedores para atender sua demanda, vamos ajudar você a gerenciar melhor a sua linha de frente, evitando problemas comuns e conquistando o máximo de sucesso como o seu produto final, garantindo um cliente satisfeito e vendedores eficientes. 

São 5 passos, começando pela seleção dos vendedores. Aqui vai o primeiro deles: 



Selecionando bem sua equipe


Os vendedores são a linha de frente da empresa. Geralmente a imagem de uma marca fica atrelada ao desempenho dos vendedores com os clientes. Por isso esses profissionais devem ser os mais qualificados possíveis. Na hora de contratar novos vendedores, seja muito criterioso: avalie a experiência, a formação e, principalmente, a atitude da pessoa. A pergunta na sua cabeça deve ser: essa pessoa é quem eu desejo para levar minha marca aos clientes? Se houver hesitação, a resposta é não. Começar bem é o primeiro passo para terminar bem, e um mau vendedor numa grande equipe pode contaminar todo o resto.



Capacitação específica e contínua


Depois de selecionar bem os profissionais da equipe de venda, é necessário capacitá-los. É claro que isso não quer dizer que eles são incompetentes, porque nós acabamos de falar da importância de selecionar bem. É necessário fazê-lo, pois cada setor tem sua própria complexidade e realidade. O setor de insumos agrícolas, por exemplo, é bem específico. Portanto, todos na equipe devem estar no mesmo passo, falando a mesma língua. Invista para que todos estejam completamente informados sobre o produto que vendem e sobre as características especiais do seu setor; dessa forma, os clientes terão a confiança de estarem lidando com especialistas.



Estabeleça metas (possíveis)


Todo vendedor trabalha com metas, com objetivos a serem alcançados. Mas ninguém se sente motivado quando a meta é simplesmente impossível de ser atingida. Muitas empresas, na ânsia de aumentarem suas vendas, estipulam números absurdos, acreditando que isso encorajará seus vendedores por conta das comissões oferecidas. Muito pelo contrário! Fazendo isso, o vendedor se sentirá desvalorizado, por saber que não atingirá as metas e não conseguirá a comissão desejada.



Planejamento integrado


Parte do sucesso na hora de estabelecer as metas citadas por nós no item anterior está no planejamento bem-feito. O segredo aqui está em inserir a opinião dos vendedores na equação. Um bom gerente de vendas pode sim conhecer bem o mercado, mas os vendedores vivem a realidade no dia a dia. Eles são as melhores fontes na hora de colher informações para planejar as próximas ações. Faça reuniões de planejamento que contem com a experiência desses profissionais, incentivando o diálogo e a proatividade. Os vendedores se sentirão respeitados e parte da empresa, aumentando o seu desempenho e seus números.



Seja sempre o melhor exemplo


Esse último item é sobre liderança. Gerenciar uma equipe de vendas é trabalhoso, difícil e exige muito esforço. Porém, o resultado pode ser muito gratificante: aumento no número de vendas, clientes satisfeitos e metas atingidas. Tudo isso começará em você, o gerente. Os vendedores se espalharão nas suas ações, querendo ou não, e a sua conduta deverá ser o molde ideal para eles. Ser um exemplo não significa saber tudo; significa pedir a opinião de alguém que saiba, mesmo sendo um empregado. Os vendedores cometerão erros, isso faz parte do trabalho, e a sua função é orientá-los da melhor maneira possível, visando sempre o aprimoramento daquele profissional.


Esses são os nossos 5 passos para gerenciar muitos vendedores, partindo da boa seleção e terminando no bom exemplo do gerente. Em um grupo grande de pessoas, opiniões conflitantes sempre surgirão. Elas podem ser o caminho para melhorar a empresa, bastando ouvi-las com atenção. 

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