As qualidades dos profissionais e organizações do Agronegócio para atender o novo produtor rural

As mudanças proporcionadas pelas novas tecnologias no campo ao longo dos anos já são uma realidade que muitas organizações estão acostumadas. A tendência do Agronegócio sempre foi de melhoria e evolução e, como conseqüência, os produtores também mudam os seus comportamentos e preferências. Já falamos em nosso blog sobre a necessidade das organizações em acompanhar de perto estas mudanças para tomarem as rédeas da inovação no mercado, assim como também algumas das tendências do novo produtor rural conectado. Hoje, vamos expor um pouco mais sobre o papel do profissional que atua diante destas transformações e no que ele e as organizações precisam estar atentos para continuarem relevantes e atendendo com excelência as expectativas de seus clientes.




Acompanhe a Transformação do Produtor




Vivemos um período interessante para o Agronegócio - uma transição entre produtores mais experientes e tradicionais até os mais jovens, ativos e abertos à inovação. Estes dois tipos de públicos coexistem e podem formar qualquer misto de suas qualidades dependendo da região e área de atuação, oferecendo o desafio para os profissionais no campo de entenderem uma gama maior de linguagens e preferências de seus clientes, bem como manter o nível de seu conhecimento atualizado para interagir com as novas mentalidades no campo.


Apesar deste contraste entre os produtores parecer um desafio severo, superá-lo é uma tarefa simples. O segredo é manter o contato próximo, com espírito de parceria, para entender as novas tendências dos produtores no próprio relacionamento - afinal de contas, é no contato direto com o cliente que o maior nível de informações pode ser recolhido.


Outro fator a se considerar é que as mudanças no campo também são sentidas pelos produtores, e é um fator comum tanto nos mais tradicionalistas como nos mais inovadores a busca por um atendimento que possa apoiá-lo nas tomadas de decisões mais importantes de seu negócio.




Mantenha seus Conhecimentos Atualizados




Todo profissional do Agronegócio sabe que é mandatório manter seu repertório de conhecimento atualizado, mas a realidade no campo é que uma nova onda de produtores rurais tende a também possuir um elevado grau de conhecimentos. A informação está mais disponível. Pesquisar e confrontar produtos e dados oferecidos no atendimento tende a se tornar o novo padrão de comportamento de um produtor conectado. Entretanto, isto não precisa ser uma barreira para os profissionais - pelo contrário, agora ele pode discutir com um cliente que reconhece melhor as informações colocadas diante dele e o valor que elas representam. A real necessidade dos consultores à campo é manter um nível confortável de confiança em seus conhecimentos com seus clientes, contando também o acesso fácil a informações sobre seus produtos, detalhes técnicos e vantagens. Cabe as organizações do Agronegócio buscar meios de equipar seus times comerciais com ferramentas e soluções que possam resgatar estas informações de maneira apropriada no atendimento.




Tenha a Tecnologia como Aliada




Da mesma forma que a maior disponibilidade de informações no campo pode ser uma vantagem aos profissionais do Agronegócio, a tecnologia não pode ser encarada como uma concorrente dos agrônomos e consultores, mas sim uma aliada. Ambos os fatores citados acima - o conhecimento profundo e facilidade no relacionamento do cliente, junto às informações relevantes e a capacidade de resgatá-las rapidamente - são potencializados com o uso da tecnologia. Do lado das organizações, ferramentas de gestão de clientes, complementadas com o suporte necessário para descomplicar visitas e atendimentos ao lado do produtor, são um diferencial que representa o princípio da criação e manutenção de uma base de informações sobre o mercado - e o conhecimento de como explorá-lo. Para os consultores que atuam no campo, a responsabilidade é a de entrar neste novo mundo, caso ainda não o conheçam, e usar este acesso facilitado a novas informações para chegar um passo à frente do produtor para apresentar novas tecnologias e soluções que podem auxiliá-lo.




A tecnologia e a inovação jamais são adversários do campo, mas freqüentemente a razão pela qual o Agronegócio obtém tão grande sucesso em nosso país. Da mesma forma, acompanhar as mudanças e inovações que acontecem neste mercado é a chave para se manter relevante e ativo nos negócios.




Gostou deste post? Confira nosso facebook e linkedin para mais conteúdos sobre inovação e soluções para o agronegócio!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho