Checklist Completo: Perguntas que você e seu time devem se fazer para entender a necessidade latente de automatização

Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente serve, principalmente, para melhorar na sua empresa tudo aquilo que pode facilitar a vida do cliente e melhorar a percepção dele com a experiência de compra. 


É claro que o objetivo com isso é basicamente: obter melhores resultados em vendas e produtividade. E, hoje sabemos que os ganhos em fidelização, divulgação e engajamento são possíveis por meio de uma plataforma de CRM e fundamentais para a sobrevivência e diferenciação de qualquer negócio.


Por isso, o que começou lá atrás com uma ferramenta voltada para as áreas de vendas e marketing, evoluiu para agregar também um trabalho conjunto com as áreas de atendimento ao cliente, suporte, TI, entre outras que tem algum ponto de contato com o cliente em sua jornada de compra. 


No mercado agro não é diferente! Vimos o impacto positivo ao integrar toda a gestão de relacionamento que inúmeras cooperativas, cerealistas, distribuidores de insumos, agroindústrias e concessionárias de máquinas agrícolas tiveram em ganhos significativos no faturamento de suas empresas.


Você pode clicar aqui para conferir nossos cases de sucesso e também conferir o post que falamos sobre as 3 AÇÕES DE IMPACTO que observamos ao longo desses últimos 16 anos em implementação do Clover CRM nos clientes que tiveram melhores resultados em desenvolvimento.


Uma dessas ações tomadas por eles está relacionada justamente ao tema de hoje. Fazer um checklist e analisar a situação da sua empresa do ponto de vista gerencial. Só depois de definir quais são as suas dores atuais é que você e seu time podem partir para o checklist que avalia a necessidade no âmbito ferramental. 


Então, quais são as perguntas que você e seu time devem se fazer para entender a necessidade latente de automatização?


Em primeiro lugar você deve saber se existe um mínimo processo de vendas. Afinal, a função do CRM é organizar esse processo. Caso você não tenha, talvez nem possa aproveitar o investimento em nenhuma ferramenta ainda, por melhor que ela seja.


Mas ok. Supondo que seu agronegócio tenha um mínimo fluxo de vendas para trabalhar. 


Dividimos as dicas em 3 tópicos. Elas estão relacionadas a: organização dos dados, performance do time e desenho da estratégia. Dentro deles inserimos algumas perguntas básicas que vão te ajudar a entender se você precisa usar um CRM:






INFORMAÇÕES DISPERSAS

- Cada informação do processo de compra fica armazenada com uma pessoa ou ferramenta diferente?




TIME SEM CONTROLE

- Os esforços estão sem direção?

- O gestor não sabe exatamente quais ações o consultor de campo realizou com os clientes?

- As informações comerciais não estão atualizadas?

- As metas não são repassadas aos vendedores?

- Falta um plano de ação integrado entre os times: comercial, de TI, suporte, atendimento ao cliente, entre outros envolvidos no processo de compra?






ESTRATÉGIA DEFICIENTE

- As análises comerciais não estão servindo de apoio para tomada de decisão que gere resultados efetivos?

- Faltam dados para analisar as oportunidades de crescimento nos clientes/territórios?

- Não tem certeza de qual motivo suas vendas estão estagnadas?

- Seu time é refém de metas impostas por multinacionais?

- Faltam argumentos de desempenho em números para definir os melhores fornecedores?



Outro exercício válido para entender melhor seu processo de vendas e saber como pode melhorar, é dedicar um tempo em construir a jornada do cliente. Você já experimentou comprar o produto que vende? Sabe quais são as reais dificuldades que o seu cliente passa desde o momento em que pensou no produto até o momento de uso dele?


Como dissemos, a base de um CRM é facilitar a vida do cliente. Você não precisa desenhar essa jornada sozinho, pode buscar a parceria daqueles clientes mais engajados e se aproximar mais da realidade deles. Pode contratar consultorias ou fazer suas pesquisas por conta. O que importa é buscar conexão real com seu público-alvo.


E, dependendo da ferramenta que escolher, você consegue usar algumas funcionalidades que vão te ajudar a entender mais assertivamente seu universo, suas necessidades, valores e comportamentos.


Portanto. O próximo passo é buscar a FERRAMENTA MAIS ADEQUADA as dores mapeadas por esse checklist e ao seu tipo de negócio.


Quanto mais funções personalizadas a sua realidade, menos custos você terá em customizações da plataforma porque tudo o que precisa já está configurado de acordo com as peculiaridades do seu mercado.


Mas esse é assunto para um próximo checklist. Fique de olho no nosso blog, e inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, como: módulos mais usados pelos nossos clientes, funções-chave para otimização do seu planejamento, e muito mais dicas de uso da plataforma de CRM feita 100% para o agro, o Clover CRM.


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