Como a tecnologia está otimizando a gestão das propriedades rurais?

Normalmente relacionamos a tecnologia aos grandes centros urbanos, metrópoles que respiram inovação e que se tornaram cada vez mais high techs com a democratização do acesso à internet e a explosão dos dispositivos móveis, que permitiram um grande avanço na forma de se comunicar e interagir. Mas o que pouca gente se recorda é que os avanços tecnológicos da modernidade não se encontram limitados às cidades. O campo e as propriedades rurais também foram contemplados com soluções tecnológicas criadas especialmente para facilitar a vida do produtor e aprimorar a gestão de recursos no campo.

Veja agora alguns impactos que a tecnologia trouxe para a gestão das propriedades rurais!


Em busca da melhor experiência de gestão


Fazendas, sítios e todos os outros tipos de propriedades rurais funcionaram muito bem sem o uso de tecnologias virtuais durante séculos. Mas isso não significa que a tecnologia não possa melhorar ainda mais a produtividade no campo. Por se tratar de algo recente, os softwares de gestão e os aplicativos especializados em administração de propriedades rurais ainda não estão totalmente incorporados à cultura do campo, porém, a mescla de toda a experiência e tradição com as novas ferramentas garante uma gestão muito mais ampla e eficaz.

Invista no novo, busque meios de revolucionar o conceito de administração agrícola e sinta a diferença de ter um aliado digital, exato, preciso e capaz de armazenar uma quantidade imensa de dados, que podem ser utilizados a seu favor.

Publicações especializadas no universo rural e especialistas da área já observam o impacto das novas tecnologias no perfil dos novos produtores rurais. Chegam ao mercado agricultores, pecuaristas, administradores rurais com muito mais familiaridade com as novas ferramentas de gestão (ERPs, CRMs e softwares de gestão financeira), bem como ferramentas de agricultura de precisão, com muito mais facilidade para fazer essa conexão entre a modernidade urbana e a tradição campestre.


Mobilidade em primeiro lugar


Se há alguns anos era impossível ter sequer o sinal do telefone celular no meio das plantações, hoje em dia é possível contar com internet móvel e aplicativos mobile criados especialmente para facilitar inúmeras ações que envolvem a atividade rural. Uma ferramenta como o Tankmix, por exemplo, faz a simulação de mistura de produtos químicos para pulverização; e o Commodities Market Price reúne a cotação das commodities rurais nas mais importantes bolsas de valores do mundo. Esses são apenas alguns exemplos de aplicativos, mas o que não faltam são sistemas informacionais e apps para facilitar a gestão das propriedades rurais.

A maneira como a tecnologia vem alterando a realidade do campo é intensa, produtiva e benéfica. Produtores rurais devem tentar conciliar a modernidade com a tradição em busca das melhores práticas de gestão e de resultados mais abrangentes.


Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Quer ficar por dentro de outras notícias sobre o universo do agronegócio e das tecnologias a favor do produtor rural? Então curta nossa página no Facebook e LinkedIn e acompanhe as novidades!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho