Como acertar na hora de implementar um CRM?

Diversas empresas possuem dificuldades ligadas à gestão de relacionamento com o cliente. Talvez pela organização ter receio de implantar novas sugestões ou não possibilitar uma nova cultura por ter medo de arriscar algo desconhecido. A princípio tais decisões complicam ainda mais a situação destas empresas, incluindo no agronegócio, deixando-as no escuro em relação a resultados e excelência em atendimento ao cliente.

É necessário adequar a proposta de valor da empresa ao segmento de atuação, porém se a organização desconhece sua área ou está com dúvidas a respeito, dificilmente irá evoluir. A resolução deste grande problema se dá classificando as atividades, segmentando clientes e estruturando de maneira correta os setores para otimizar processos e analisá-los de maneira organizada, a fim de auxiliar gestores e alta administração a gerir melhor os seus recursos.



Mas como resolver este problema de gestão? 



Após muitos anos de pesquisas e desenvolvimento de softwares surgiu o CRM (Customer Relationship Management), a solução que atua justamente nas falhas citadas acima e auxilia na gestão de projetos. Uma das qualidades do CRM software é a aderência a diferentes tipos de projeto, auxiliando a organizar, coordenar e estruturar processos para criar e manter um bom relacionamento com os clientes, relacionando as informações armazenadas para melhorar o desempenho da agrorevenda, revenda de insumos e fertilizantes, cooperativa, cerealista entre outras empresas do agronegócio.

Outro fator importante a se levar em consideração tratando-se da implementação de um projeto de CRM, sigla originada do inglês que significa Customer Relationship Management, é entender as etapas de implementação e compreender a necessidade de comprometimento do cliente e da equipe que absorverão os conhecimentos para gestão empresarial do software e da equipe da empresa responsável pela implantação da solução tecnológica. Confira a seguir como funciona o processo de implementação de um CRM.

datacoper-solucao-agronegocio-software-crm-implementacao-customer-relationship-management-ligue-agora-45-3220-5597-ou-acesse-nosso-site-www.datacoper.com-2
[yes_list]PRÉ-IMPLANTAÇÃO


  • Definição de escopo e estratégia do CRM (Customer Relationship Management): Etapa inicial do processo de implantação, onde são levantados os requisitos para aderência e a estratégia é discutida junto à definição das tarefas a serem desempenhadas no decorrer da gestão de projetos.

  • Análise de aderência: Fase na qual os processos da empresa são mapeados para fins de avaliação, identificando os pontos aderentes e quais necessitam de adequações e têm prioridade de implantação.

  • Envolvimento da TI e definição dos requisitos de TI para o sistema: Reunião com os responsáveis do setor de TI (Tecnologia da Informação) a fim de estabelecer os requisitos a serem implantados.


[/yes_list]
[yes_list] IMPLANTAÇÃO


  • Definição sobre os fatores de sucesso da implementação: Os gestores de cada equipe explicam basicamente como funcionará a implantação para as equipes e a gestão de projetos.

  • Envolvimento dos funcionários: Inicia o treinamento para a equipe eliminar dificuldades no decorrer do aprendizado, com o objetivo de otimizar o uso do CRM software e aumentar a performance da gestão empresarial.

  • Evangelização dos funcionários sobre a importância do CRM: É importante conscientizar os colaboradores a respeito do Customer Relationship Managemente, suas funcionalidades e o quanto a solução é benéfica para a empresa do agronegócio, visando familiarizar os funcionários com a solução tecnológica.

  • Treinamento: Consiste nas instruções de utilização das funcionalidades do CRM software, levando em consideração o setor de atuação e quais processos serão executados na gestão.


[/yes_list]
[yes_list]PÓS-IMPLANTAÇÃO


  • Medição da performance do uso por cada departamento: Verificar se os objetivos iniciais da implantação foram realizados com efetividade em cada departamento, servindo como medida para mensurar o sucesso da implantação do CRM.

  • Virada: Medição da performance do relacionamento com o cliente após a implantação do CRM, que pode ser considerado o momento inicial do uso da solução tecnológica e acompanhamento dos primeiros fechamentos fiscais e contábeis até a prática do uso do sistema se tornar comum, tudo isso acompanhado pela equipe da empresa responsável pela implementação.

  • Acompanhamento via Help Desk: Trata-se de um serviço que possui o objetivo de prestar apoio nos processos de implementação, caso seja necessário, a fim de otimizar o uso do CRM software para melhorar a gestão de projetos.


[/yes_list]

 

Embora exista um planejamento para implantar o CRM software, ainda existem complicações que atrapalham a implementação dos softwares nas empresas, pois após a implantação existe um período de adaptação, onde a organização, seja do setor do agronegócio ou não, deve se adequar à cultura da solução, a fim de otimizar resultados e adquirir respostas mais rápidas e incisivas na gestão empresarial.

Voltando a atenção para o cenário do agronegócio, a Datacoper é parceira nesse processo de mudança e identificação de problemas, podemos dizer que somos especialistas no agronegócio com mais de 23 anos dedicados ao desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas que supram às necessidades de agrorevendas de insumos e fertilizantes, agrodistribuidores e cooperativas.

Identificar estes problemas e erradicá-los fará com que o uso do Customer Relationship Management seja satisfatório na empresa, de maneira que os resultados criem o diferencial competitivo para as organizações. Confira a seguir as razões que dificultam os processos de implementação de CRM:

[no_list]

  • Dificuldade para mudar a cultura atual da empresa: A mudança de cultura na empresa causa certo receio, principalmente pelo fato dos colaboradores estarem acostumados com uma rotina específica de trabalho. Porém a implementação do CRM software consiste justamente em modificar a maneira de conduzir processos dentro e fora da empresa para agregar valor a estas etapas que envolvem os negócios da empresa e conectem com a utilidade de novas tecnologias. Neste caso a solução está no alto escalão da empresa, diretores, gerentes em geral e  outros componentes-chave devem demonstrar o interesse em modificar os processos, puxando a fila para que os usuários do CRM possam de fato aplicar a solução da maneira adequada e enfim coletar informações precisas sobre os produtores rurais e seus negócios junto à organização.


 

  • Dificuldade em mudar os processos de negócios existentes: A resistência por parte de alguns colaboradores ou até de setores a mudança é outro fator que complica a transação de culturas na empresa, pelo fato de existirem práticas que gerem retrabalho ou não sejam práticas o bastante para agilizar o fluxo e auxiliar na tomada de decisão dos gestores, por exemplo, cada consultor técnico cria uma abordagem diferente para para coletar os dados, de uma maneira que ache mais prático ou de melhor compreensão, ou seja, não existindo uma particularidade entre as análises de outros consultores, isso representaria um grande problema na análise destes dados, causando conflito entre as partes que analisam e posteriormente gerando retrabalho.Todas as mudanças propostas são para adequar a realidade da empresa junto ao cliente, visando compreender as necessidades do mesmo, estreitando e realizando um atendimento de melhor qualidade, desta maneira, é necessário possuir uma visão sistêmica do projeto e dos processos, pois, a mudança é de uma visão setorial para uma visão macro da organização, ou seja, no ecossistema da empresa, agrupando os dados que antes estavam separados em bancos de dados diferentes, num banco de dados apenas, para que todas as pessoas possam ter acesso às informações, simplificando o processo.


 

  • Dificuldade em adaptar e atualizar os sistemas da empresa: Trata-se de uma ocorrência frequente, pois, muitas empresas não possuem sistemas de uma mesma prestadora de serviços, sendo assim existe uma disposição de dados diferentes, sendo assim, não ocorre a total sintonia entre os softwares, desta maneira este processo demora e exige esforço por parte dos colaboradores, pois, integrar estes dados de diferentes sistemas demanda tempo, tempo este que algumas vezes é precioso e fará falta futuramente. É importante que todos os envolvidos na implantação do CRM compreendam o que é necessário possuir de informações referentes ao cliente, entendendo os objetivos e as necessidades de informação, modificações ou requisitos de sistema se tornam problemas secundários, esta medida se toma para evitar altos investimentos ou frustrações na área de TI.


[/no_list]

 

Boa parte das razões que dificultam os processos de implementação dos softwares de gestão empresarial surgem por virtude de problemas internos das empresas, que não conseguem dar continuidade a implementação de CRM. É importante ressaltar que existe diferença entre duas palavras que são bastante semelhantes e afetam o significado deste artigo, afinal das contas IMPLANTAÇÃO é diferente de IMPLEMENTAÇÃO, entenda o significado:

IMPLANTAÇÃO


Implantar é dar início, realizar ou executar algo.

IMPLEMENTAÇÃO


Implementar quer dizer dar segmento a algo que já está sendo realizado.

Trazendo para o contexto da realidade do agronegócio, se o CRM está sendo implantado, quer dizer que está na sua fase inicial, onde se encaixa a lógica de definição de escopo, análise de aderência, treinamento e evangelização dentre outras fases sequenciais, diferente da referência de implementar, que significa dar segmento após a implantação, por exemplo, se a agrodistribuidora implanta, mas não implementa o CRM, todo o processo estará comprometido. Estes obstáculos adiam a adesão para a cultura do CRM na organização, pois não será dada a sequência necessária da aderência para a solução por conta dos problemas internos citados acima.

COMECE JÁ a conhecer mais sobre a nossa solução para o agronegócio. Você pode baixar gratuitamente o eBook sobre CRM agrícola com informações detalhadas sobre o cenário do agronegócio e orientações para a implantação e implementação bem sucedida do CRM em sua empresa. Ou ainda navegar no hotsite exclusivo sobre CRM >>> CLIQUE E CONHEÇA!

banner-ebook-crm-agricola-baixe-gratis-saiba-mais-sobre-customer-relationship-management-para-o-agronegocio-datacoper-software

Ou entre em contato com a nossa equipe de vendas para esclarecer suas dúvidas!



(45) 3220-5597
contato@datacoper.com.br


AUTORES

  • Carlos Schulze - Analista de Inovação

  • Vinicius Tansini - Trainee de Marketing de Conteúdo


FONTES
BlogLecom
Priberam

 

 

banner-agrosuite-conheca-conjunto-solucoes-para-aumentar-desempenho-vendas-agronegocio-cerealistas-agrodistribuidoras-revendas-cooperativas-datacoper-software

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho