CRM

Como alcançar o sucesso na implantação do seu CRM

Vivemos um momento de mercado que não permite amadorismo na gestão dos negócios, diante de uma concorrência forte e ativa, e de consumidores cada vez mais exigentes. A briga comercial, que antes se limitava a buscar o menor preço, hoje envolve diversos outros aspectos que envolvem cativar e fidelizar o cliente, para alcançar o sucesso em seus negócios. É preciso se aproximar do cliente de forma assertiva e em espírito de parceria, entregando um valor pessoal que só pode ser alcançado através de relacionamentos produtivos e duradouros. É por isso que existem, hoje, cada vez mais organizações no Agronegócio buscando ferramentas de CRM especialistas no Agro para se conectarem com os produtores rurais, sejam elas indústrias, concessionárias, cooperativas, revendas de insumos ou cerealistas.







Se você ainda não teve oportunidade de conhecer, um CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) envolve uma estratégia de fidelização dos clientes com o objetivo final de melhorar os resultados financeiros da organização que passa a contar com essa ferramenta. Você pode ver aqui uma matéria bem interessante neste link que trata da importância de um sistema especialista no Agronegócio, e também aqui são apresentados os benefícios que uma ferramenta de CRM pode trazer à sua organização do Agronegócio.







Hoje, vamos apresentar alguns dos pontos fundamentais para que a implantação desta estratégia seja um sucesso em qualquer player do Agronegócio!







Suporte e Parceria da empresa escolhida







Trazer uma inovação importante para dentro da organização pode ser desafiante. Alguns podem dizer até mesmo que, em determinadas situações, uma tecnologia disruptiva em relação às práticas da organização é um processo traumático. Portanto, para minimizar qualquer adversidade, é preciso contar com a certeza de parceria por parte da empresa encarregada pela implantação do CRM, equilibrando tanto a confiança no trabalho executado, como o acompanhamento necessário para que todos possam se certificar de que as entregas serão efetivamente cumpridas. A reputação prévia da empresa que prestará o serviço é uma indicação do seu nível de parceria, assim como os resultados e depoimentos de seus outros clientes.




Capacitação e conscientização da Equipe







Complementarmente aos treinamentos que serão prestados como parte do projeto de CRM, é preciso certificar-se que a nova estratégia será aderente aos propósitos da organização e às suas necessidades de estruturação. O propósito da estratégia de CRM e de seus benefícios deve estar bem alinhado com a visão de futuro do negócio e de todos os seus usuários, especialmente em um nível de gestão das equipes que realizarão o trabalho em campo, alimentando a base de dados que ajudarão nas tomadas de decisão da empresa. Imediatamente após os passos de implantação terem sido tomados, a organização precisa estar pronta para fazer o uso correto e completo do CRM, visando extrair os melhores resultados do investimento.







Construir uma cultura voltada ao Cliente







Como parte do que já foi discutido acima, é preciso, ainda, estabelecer um pensamento alinhado em toda a organização voltado ao atendimento do cliente e ao marketing de relacionamento. Todo o propósito do CRM é a retenção de clientes através da manutenção de um relacionamento produtivo com cada um deles. Por isso é primordial o foco na satisfação do produtor rural, alcançada por uma boa comunicação e atendimentos assertivos.







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