Como as cooperativas agropecuárias podem usar a Agricultura Digital para aumentar sua produtividade

Em um mundo de profundas transformações, o agronegócio é desafiado com duas realidades que precisam ser superadas: o aumento exponencial da população e a quebra de barreiras para a implantação de novas tecnologias. Ainda mais especificamente, as cooperativas agropecuárias participam da linha de frente destas mudanças no Brasil, respondendo por metade do PIB agrícola do país e influenciando quase tudo o que é produzido no campo.


Entendendo o Desafio


Estima-se que em 2050 a população do mundo chegará a 9,8 bilhões de habitantes, sendo que 70% dessa população será urbana, e com níveis de renda maiores do que os atuais. Para alimentar essa maior população urbana e de riquezas mais abundantes, a produção de cereais precisará aumentar para 3 bilhões de toneladas/ano, em relação aos 2,5 bilhões produzidos atualmente; já a produção de carnes precisará aumentar em mais de 200 milhões de toneladas/ano.


Desta mesma forma, nosso mundo está sendo moldado a partir do avanço científico, viabilizando diversas novas aplicações e trazendo impactos muito significativos sobre a vida das pessoas e organizações. E tudo isso está acontecendo a uma velocidade nunca antes experimentada pela humanidade, exigindo capacidades, habilidades e competências para interpretar, traduzir e desenvolver novos recursos ferramentais para a aplicação prática, tornando o trabalho humano muito mais produtivo e sustentável.


Os benefícios para a Cooperativa Agropecuária



A Agricultura de Precisão compreende um conjunto de técnicas e metodologias que visam otimizar o manejo de cultivos e a utilização dos insumos agrícolas, proporcionando máxima eficiência econômica e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Para uma cooperativa agropecuária, isto significa obter mais grãos com menos insumos, menos custos, menos esforços e utilizando-se as mesmas áreas de plantio.



De um ponto de vista mais estratégico, é possível também acompanhar, praticamente em tempo real, os avanços da colheita em toda a área de atuação da cooperativa, permitindo inclusive conhecer posições sobre avanços regionais, por unidades/postos de recebimento da cooperativa, chegando até mesmo à situação do andamento da colheita de cada uma das propriedades. Com isso, é possível melhorar os meios para o planejamento da logística e das ações do time de campo, buscando apoiar o desenvolvimento das ações de relacionamento para engajamento dos produtores na entrega da safra à cooperativa, conseguindo-se melhores resultados.


A Agricultura Digital chegou com o propósito de ajudar as cooperativas a suplantarem este importante desafio estratégico de adotar e tornar a tecnologia disponível e acessível, tornando-a agente de promoção da conexão do cooperado com o mundo da “Agricultura Digital”.



Quer saber mais sobre Agricultura Digital e como adquirir seus benefícios especialistas em cooperativas? Conheça nosso site e desfrute gratuitamente desta revolução tecnológica!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho