CRM

Como coletar e aproveitar toda a informação gerada durante a jornada do cliente? Confira 5 dicas no uso de CRM para potencializar suas análises

No passo a passo de uma gestão de relacionamento com o cliente, podemos dizer que o processo de análise é a última etapa de um ciclo bem gerenciado. Mesmo que esse processo inicie um novo ciclo ou que eu já tenha gerado alguns números e resultados pontuais ao longo de outras etapas (como desenho do mapeamento de potencial, estratégia de segmentação de clientes, planejamento de vendas), a análise em si, é sempre resultante da combinação de dados.


Colocando assim, parece simples. Mas, o avanço que os softwares de gestão e que os aplicativos em smartphone tiveram nos últimos anos fez com que as possibilidades na captação e compartilhamento de dados fosse massivamente ampliada.


Hoje, nós temos na palma das nossas mãos a condição de: mapear talhões, de enviar imagens e vídeos em tempo real, acompanhar os atendimentos dos consultores de venda, de qualquer lugar podemos receber e enviar relatórios, coletar assinaturas, emitir notas e receituários agronômicos, etc.


Enfim, o volume de dados cresceu absurdamente e mais do que nunca precisamos entender quais aspectos da informação uma ferramenta digital promete facilitar.


Nesse caso estamos falando especificamente de uma plataforma de CRM. Inclusive, nosso post anterior


(Checklist Completo: Perguntas que você e seu time devem se fazer para entender a necessidade latente de automatização) abordamos a questão de informações dispersas. Dá para dizer que o post de hoje é um aprofundamento desse checklist. Só que agora vamos focar em listar aquilo que te ajuda tanto no momento de aquisição de um CRM, quanto no momento de uso dele.


Começamos nosso raciocínio mencionando que os dados são a base de qualquer análise. Ou seja, os insights para o seu agronegócio são totalmente dependes da maneira que você alimenta a inteligência da sua empresa com informação.


Seguimos então, te mostrando quais são esses pontos que constantemente devem questionados por você e seu time para reavaliar se o tipo de tecnologia usada para apoiar a performance está sendo efetivo ou precisa mudar imediatamente!


Para cada ponto abaixo, pense no seu dia a dia da maneira mais genuína possível. E, no caso de ter ao menos um sim, nosso time de especialistas está pronto de te auxiliar nessa jornada de transformação digital. Clique aqui e receba o contato do time de projetos agora mesmo!

Mas antes, vamos refletir sobre cada um deles:





PONTO 1 >> ORGANIZAÇÃO


***É essencial ter um lugar certo para cada informação.


Checks


Entusiasta em CRM>> Seu time tem arquivos de um mesmo projeto (planilhas, fotos, vídeos, reports) espalhados entre diversos HDs e pastas na nuvem?


Usuário de CRM>> Seu time comercial ainda tem custos muito altos com despesas relacionadas a atendimento ao cliente?


Existem muitos dados discrepantes na relação compra x visita? Tem muitos clientes que compraram sem terem recebido ao menos uma visita? Ou nenhuma venda para um cliente que recebeu vários atendimentos?


Estão encontrando todos os dados que precisam? Existem lançamentos duplicados ou informação armazenada em campo errado?





PONTO 2 >> DESCENTRALIZAÇÃO


***Diminuir o grau de dependência da informação. Se for para centralizar, que seja pela plataforma. Por mais simples que pareça um determinado dado, é importante que ele faça parte de todo o histórico de informações coletadas e esteja armazenado de forma que possa ser integrado em alguma etapa do processo produtivo.


Checks


Entusiasta em CRM>>


O fluxo de trabalho trava em alguma etapa esperando por alguma informação? A mesma atividade é startada por mais de um profissional? Falta confiança em delegar papéis e responsabilidades? 

Usuário de CRM>> Seus objetivos ainda não estão claros? Existe mais de uma estratégia sendo planejada?





PONTO 3 >> COLABORAÇÃO


***É fundamental cobrir o maior número de pontos de vista para enriquecer a jornada do cliente.


Checks


Entusiasta em CRM>>


Seu planejamento de agenda é construído de maneira colaborativa? O time de vendas, marketing, gestão, time de compras, tem integração suficiente para ter um tempo ágil de resposta as necessidades do cliente? 

Falta sinergia na comunicação entre os times?


Usuário de CRM>>


Todos os profissionais em contato com o cliente conseguem abrir uma requisição de serviço para atender uma nova demanda do cliente?  




PONTO 4 >> ACESSO


***Viabilizar a participação das pessoas., você precisa facilitar essa interação para que todos consigam contribuir para a construção da inteligência da empresa.


Planejamento de agenda registro de visita


Checks


Entusiasta em CRM>>


Seu time consegue obter as informações necessárias para realizar as atividades por meio de qualquer tela? De qualquer lugar e realidade de conexão com a internet? Estão preparados para trabalhar com dados on e offline? 

Usuário de CRM>>


O nível de aderência a plataforma de CRM do seu time ainda está baixo? Ainda existe resistência em usar alguma funcionalidade?  




PONTO 5 >> PRECISÃO


***Conseguir saber exatamente o que está sendo feito, na hora, data, e situação corretas é o que proporciona definirmos nosso cenário atual e aprimorar estratégias.


Checks


Entusiasta em CRM>>


Sua estratégia ainda se baseia muito na percepção de mercado dos profissionais ou de cenários hipotéticos? 

Faltam informações no histórico da sua carteira de clientes?


Usuário de CRM>>


Seu time ainda sente muita necessidade de reagendar atendimentos/compromissos?  

Todo esse nível de detalhamento permite análises mais assertivas... Todas as configurações que permitem que você insira corretamente os dados, que eles estejam fielmente representados dentro da plataforma, pode ser usado posteriormente para descobrir os gaps de performance e de usabilidade da ferramenta, mesmo.





Depois de tanta reflexão ainda vale lembrar aos entusiastas e usuários de CRM que nenhuma tecnologia faz milagre! Qualquer software/aplicativo serve como ferramenta para que você construa suas análises. Isso quer dizer que precisamos assumir uma postura ativa na hora de usar qualquer tecnologia a nosso favor.


Sem dúvida nenhuma, podemos reforçar que manter um mindset curioso e questionador é fundamental para seguir numa trajetória de melhoria em performance.

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