Como conectar os jovens ao Agronegócio?

Por muitas vezes já falamos sobre Agricultura 4.0, inovações tecnológicas no campo e a importância da modernização das propriedades rurais. A produtividade que pode ser alcançada com a tecnologia é fantástica, mas existem impactos ainda mais grandiosos, pessoais e, até mesmo, sociais que a alta tecnologia pode trazer ao campo: trata-se da atração dos jovens, a nova geração que herdará nosso legado.


Não é uma regra, mas trazer os jovens ao trabalho rural pode se mostrar um desafio. Hoje, vamos abordar este tópico de maneira simples e compreensível para mostrar de que formas os jovens podem se interessar pelo agronegócio e como eles podem contribuir com novas visões de mundo aos profissionais experientes do campo!


Visão de Orgulho


Os dados são claros: o agronegócio sustenta o Brasil. Isto é algo muito bom, já que o crescimento do Agro acompanha o crescimento da população e do desenvolvimento geral da sociedade desde o início dos tempos, o que significa que estamos fortes desde as nossas fundações. O único desafio aqui é comunicar melhor isto ao jovem. O dia a dia pode obscurecer um pouco esta grandiosidade simplesmente porquê ela se torna comum. Algumas vezes, é preciso lembrar a nova geração dos recordes que estamos quebrando no agronegócio e como ele salvou o Brasil dos estados de crise que passamos.


Se o problema for acesso a estas informações, temos aqui uma matéria sobre como melhorar a percepção da sociedade sobre o campo e alguns dados importantes sobre o Agro, e aqui exploramos um pouco mais sobre a sucessão familiar no agronegócio.


Modernização


O jovem é atraído por novidades. Esta talvez seja a principal razão pela qual ele busque outras áreas, para fazer diferente e encontrar algo que combine mais com seu “estilo”. É por isto que o agronegócio precisa vencer o desafio de se modernizar. Muito progresso já está sendo feito em diversos setores, como a chegada da IoT (internet das coisas) no campo, o uso de imagens de drones e satélites para analisar o campo e máquinas cada vez mais sofisticadas. Ainda assim, um esforço maior precisa ser feito para definitivamente convencer o jovem a fazer parte deste mundo. Ele precisa ver tudo isto acontecendo, assim ele será convencido de uma maneira muito natural e procurará mais envolvimento por si mesmo.


Quer conhecer de que maneira o campo está mudando e que tecnologias já estão disponíveis para qualquer empresa agrícola? Aqui nós falamos sobre exatamente isto, e aqui falamos sobre Agricultura 4.0.


Permitir Espaço


É natural que cada geração tenha seu próprio modo de agir e de pensar. Encontrar harmonia entre a experiência dos veteranos e o vigor dos novatos é essencial para que o agronegócio continue se tornando mais jovem. A forma como nossos sucessores irão trabalhar no campo será muito diferente da nossa: será mais rápida e eficiente. Como o mercado sempre muda, é inevitável que isto aconteça. Portanto, devemos ter o cuidado de passar nosso conhecimento de maneira flexível. As ideias da nova geração podem muito bem ser aplicadas, e com a experiência dos anos temos condições de administrá-las e adequá-las aos melhores resultados, ao lado deles.

O perfil do agricultor está começando a mudar. Com dedicação suficiente, todas as pessoas pode encontrar seu espaço no campo. Veja aqui como as mulheres assumiram um papel fundamental nas propriedades rurais e aqui como a importância da ciência agronômica vai crescer nos próximos anos.



Gostou deste post? Visite nosso site www.somosagro.com.br e siga nossa página no facebook e no linkedin. Compartilhamos materiais como este toda terça e sexta-feira!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho