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Como definir indicadores de resultado para revendas de insumos agrícolas?

Todo negócio precisa de um acompanhamento constante, para que se tenha certeza que tudo está correndo bem – exatamente como acontece com uma plantação. No caso da sua revenda de insumos agrícolas, o acompanhamento deve ser feito com a definição de indicadores de resultado – que servem, inclusive, para planejar investimentos ou implantar melhorias no negócio. Que tal conferir como determinar os indicadores e quais são os mais relevantes para a sua revenda de insumos agrícolas?


Rotatividade de estoque


A rotatividade de estoque é um indicador importante porque demonstra qual o tempo de vida de um item que chega a seu estoque, ou seja, quanto tempo o produto leva para ser vendido após chegar em sua empresa e ser adicionado ao seu estoque.

Uma grande rotatividade de estoque normalmente indica um maior volume de vendas, enquanto uma rotatividade baixa significa que os produtos estão encalhando, reduzindo a liquidez da sua revenda e imobilizando capital em maior quantidade. Por isso, mais do que prestar atenção ao número de vendas, é preciso pensar em qual é a rotatividade do estoque.


Fluxo de caixa


O fluxo de caixa, por sua vez, ajuda a indicar como estão as finanças do negócio, inclusive de forma diária. Manter esse indicador sob controle é importante porque um faturamento alto associado a despesas elevadas resultará em um lucro ínfimo ou mesmo inexistente.

Por isso, é preciso controlar como são as despesas da revenda para entender o que pode estar comprometendo a lucratividade. Muitas vezes, o faturamento pode dar uma falsa sensação de sucesso, quando a avaliação do fluxo de caixa revela que os resultados são menos positivos do que aparentam ser.


Margem de lucro


Já a margem de lucro indica quanto efetivamente você está ganhando sobre cada item que vende. Manter esse indicador sob controle é importante porque é comum que você realize muitas vendas, mas não observe os lucros na mesma proporção. Em alguns casos, inclusive, é possível vender muito e ainda assim ter perdas, devido a uma margem de lucro negativa.

Com isso, a avaliação dessa margem precisa ser feita de maneira cuidadosa para que se encontre o preço mais competitivo sem afetar negativamente a lucratividade do empreendimento.


Perdas de estoque


Outro fator que merece atenção são as perdas de estoque, já que significam que são produtos que você adquiriu para a sua revenda, pagou por eles, mas que não foram vendidos, sendo caracterizados como prejuízo. Embora possa parecer um indicador pouco importante, o acúmulo de sucessivas perdas de estoque faz com que você esteja jogando parte do seu dinheiro fora ao abastecer a sua revenda, sendo necessário fazer modificações.


Faturamento


Já o faturamento indica o volume total de negócios que a sua revenda está realizando. Um faturamento baixo não necessariamente indica um número baixo de vendas, mas sim que os clientes estão gastando pouco ou que os produtos estão baratos demais. De modo semelhante, um faturamento elevado também não é sinônimo de muitas vendas, podendo significar a venda de produtos mais caros, como no caso de maquinário agrícola.

Esse indicador é importante porque mostra se a sua revenda está dependente de poucos clientes ou se tem uma base mais ampla, além de indicar os padrões de consumo e de apontar a necessidade de um reajuste de preços.


Definindo corretamente os indicadores de resultado, analisando-os com frequência e tomando ações sempre que necessário, grandes são as chances de que você consiga tornar seu negócio ainda mais rentável. Uma maneira de se acompanhar esses e outros indicadores é com o Clover, um CRM especialista em empresas do agronegócio. Seu módulo analítico pode trazer esses indicadores de maneira visual e intuitiva, em uma única tela, facilitando assim as tomadas de decisões dos gestores de sua empresa.

Bons negócios!

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