Como descobrir o potencial do seu mercado?

Saber a posição do seu negócio no mercado e a força de vendas que ele tem é tão importante quanto apostar em uma gestão altamente eficiente, já que permite que você possa investir no crescimento do seu negócio. Para isso, um indicador muito utilizado é o do potencial de mercado. Mas você sabe como calculá-lo?


Saiba como descobrir qual o potencial de negócio do seu empreendimento e confira dicas para ampliá-lo!


O que é potencial de mercado?


De maneira geral, a ideia acima pode ser definida sob duas óticas diferentes. A primeira é quando essa análise é feita em relação ao mercado como um todo e indica, basicamente, quanto de dinheiro está disponível na mão dos consumidores para que adquiram produtos ou contratem serviços dentro de um segmento da economia. O potencial de mercado do setor agropecuário, nesse sentido, seria a medição de quanto os produtores se dispõem a gastar.


Já o potencial de mercado de uma empresa tem a ver com a capacidade de venda que ela é capaz de gerar num determinado período de tempo. Essa análise pode ser feita para um segmento industrial como um todo — ou seja, a indústria agropecuária — ou então para um negócio específico, como a sua revenda de produtos agropecuários.


Tal capacidade pode fornecer uma análise macro ou mais focada, dependendo do objetivo em conhecer esse potencial.


Como calcular o seu potencial de mercado


Quando você deseja conhecer sua envergadura mercadológica, é preciso começar olhando para dois fatores-chave: o que você vende e para quem você vende. Caso você atue na revenda de produtos agrícolas para proteger a plantação, por exemplo, é importante que você saiba quem são os consumidores e potenciais consumidores da área.


Além disso, também é necessário levantar dados sobre quantos metros quadrados um galão de pesticida cobre e quantos metros quadrados de plantação estão disponíveis em seu mercado. O mesmo serve para o caso de vender ração ou maquinário, já que você deve fazer estimativas de quais podem ser as necessidades máximas dos seus clientes.


Esse tipo de cálculo é feito com o levantamento de dados obtidos em publicações especializadas ou com fontes confiáveis, como os próprios clientes ou trabalhadores das propriedades, por exemplo. A intenção não é gerar um cálculo exato, mas ele também não pode cometer erros muito grandes — ou seja, você achar que seu potencial de mercado é de vender 10 mil galões de pesticida por mês quando, na verdade, é de apenas mil.


Também é importante notar que potencial de mercado não é a mesma coisa que previsão de vendas: enquanto a previsão de vendas é o quanto você efetivamente espera vender mediante uma análise de fatores, aquela capacidade corresponde a quanto você pode vender, se todos os clientes avaliados comprarem do seu negócio.


Como ampliar o seu potencial de mercado


De maneira geral, esse referencial pode aumentar quando você realiza uma otimização de seu potencial. É o caso, por exemplo, de investir em um lançamento à frente dos concorrentes. Como o seu negócio passa a ser o único que tem a novidade disponível, o potencial de mercado se eleva enquanto o da concorrência, obviamente, diminui.


Além disso, você pode ampliar sua capacidade atuando de duas maneiras estratégicas: ampliando a área física de atuação, ou seja, disponibilizando os produtos para mais clientes; ou então ampliando o mercado, como ao fornecer mais produtos. Se você passa a vender online ou entregar em outras cidades, seu potencial de mercado aumenta, assim como se você vende pesticidas e começa a vender fertilizantes, por exemplo.


O potencial de mercado do seu negócio é um conceito que diz respeito à sua capacidade de vender, gerar lucro e crescer. O cálculo é simples, mas exige um levantamento de dados confiáveis e análises com previsões. Quanto a aumentar esse referencial, isso é possível ao oferecer lançamentos ou expandir suas atividades, tanto fisicamente quanto em questão de mercado.


Restou alguma dúvida sobre como descobrir seu potencial de mercado? Aproveite para comentar e esclarecer suas questões!

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