CRM

Como dominar os 5 pontos-chave da competitividade no agronegócio

Atualmente é fácil observar a evolução do nível de exigência e entendimento do consumidor que se utiliza de inúmeras tecnologias para buscar informações a respeito de determinado produto e com isso tem condições de avaliar e escolher de maneira jamais vista o produto que atenda as suas necessidades. Criar um diferencial de atendimento quando analisamos a dinâmica do comportamento do cliente no mercado é fundamental para tornar a sua empresa mais competitiva.

No campo do agronegócio, atrelado a essa facilidade, existe ainda o acesso facilitado ao crédito que garante mais autonomia e poder de barganha ao produtor rural. Assim, cabe às agrorevendas proporcionarem benefícios e vantagens para reter a atenção do cliente, transformando o momento de compra em uma oportunidade de fidelização. Torna-se fundamental focar no relacionamento com o produtor rural, que é o principal agente de mudanças do agronegócio e que, como já falamos aqui, se tornou mais exigente com o passar do tempo.

A solução tecnológica CRM (Customer Relationship Management) surge como uma ferramenta aderente a esta necessidade e com o objetivo de atrair cada vez mais o homem do campo, entendendo suas práticas cotidianas, hábitos e demandas, proporcionando funcionalidades que possibilitem às agrorevendas atingir a excelência em gestão de clientes.

Justifica-se então o fato do Cooperate CRM da Datacoper ser um sucesso de vendas, uma vez que consegue filtrar informações ricas sobre o produtor rural, permitindo à empresa que emprega articular planos de vendas e insumos, ações estratégicas, promoções, elaboração de estimativas e oferecer diferentes opções de produtos e outras vantagens.



Operações como estas fidelizam o patrimônio mais importante do mercado [o cliente] justamente porque o Cooperate CRM contempla 5 pontos-chave que conectados são determinantes para a ampliar a competitividade do seu negócio e com isso aumentar as vendas.







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  1. Segmentação: Trata-se de possuir o foco de atuação bem definido, pois um escopo bem estruturado previne a perda de investimento e tempo em relação à priorização de clientes-chave.

  2. Oportunidades: É extremamente importante estar antenado não só à segmentação, mas também às oportunidades que surgem, portanto cabe ao gestor ou diretor responsável possuir o conhecimento adequado para aproveitar a hora certa de fechar negócio ou dar o passo correto.

  3. Gerenciamento: Faz parte do processo fundamental de comandar as atividades da equipe de vendas, investindo em planos de insumos agrícolas conforme as necessidades e capacidades produtivas da área do produtor, além de auxiliar profissionais da assistência técnica, conforme o planejamento estratégico.

  4. Fidelização: Este é o segredo de manter o cliente fiel à empresa, porém é necessário possuir o conhecimento de quais recursos são empregados para medir a eficácia das ações e seus resultados, ou seja, o gerenciamento adequado da equipe de vendas, somado à atuação do Cooperate CRM, são eficazes.

  5. Parcerias: É importante possuir o reconhecimento dos produtores rurais como parceria estratégica de negócios, mérito oriundo da fidelização e boas práticas proporcionadas pela equipe ao cliente.


Estes 5 pontos-chave dão poder para as agrorevendas enfrentarem o grande desafio da altíssima competitividade. A adoção do Cooperate CRM da Datacoper serve como base de sustentação gerencial para que a sua revenda consiga atuar de modo mais preparado em seu nicho de atuação.

A união dos 5 pontos-chave aliada às práticas corretas vão garantir a excelência de gestão na sua empresa e, desta maneira, vai tornar a parceria entre os produtores rurais e a sua agrorevenda cada vez mais sólida e fiel!

Autores

  • Carlos Schulze - Analista de Inovação

  • Vinicius Tansini - Trainee de Marketing de Conteúdo


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(45) 3220 - 5597
contato@datacoper.com.br

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