Como o Agronegócio fortalece o Brasil e constrói sua independência das crises mundiais

É fato notório que os últimos anos foram desafiadores para nosso país. O cenário mundial como um todo foi afetado por guerras comerciais e obstáculos a serem superados. Nossos negócios são testados por tantas adversidades políticas e econômicas que até nos acostumamos com este novo ritmo de enfrentamento. Entretanto, o mercado internacional olha para o Brasil e enxerga novas realidades para o nosso futuro. Ao analisamos os dados do agronegócio brasileiro, logo percebemos que nossa chance de alcançarmos o protagonismo no cenário mundial está bem perto.


Inicialmente, podemos ver com clareza que o agronegócio foi a âncora que sustentou a economia brasileira, livrando-a de um colapso, sendo o principal contribuinte para a diminuição da inflação e representando um terço da mão-de-obra brasileira, além de 23,5% do PIB do país – a maior contribuição em 13 anos, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Isto mostra que as organizações do agronegócio efetivamente desenvolveram com enorme sucesso um escudo contra o pior da crise global para nosso país.


As conquistas brasileiras no agronegócio também foram percebidas por outros países. O próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos fez uma previsão sobre como será nosso futuro, baseado nos caminhos que estamos tomando, até 2027. Nossa produção de soja, segundo eles, será de aproximadamente 163 milhões de toneladas, a de milho 130 milhões e a de carne bovina 12 milhões. Nossas próprias previsões para este mesmo ano, segundo o Ministério da Agricultura, são de que a produção de grãos será focada em comércio exterior e aumentará em quase 30% no total. Com o uso inteligente de tecnologias, mesmo com toda esta produção o percentual de aumento de terras cultivadas está previsto para apenas 15% - uma excelente notícia tanto para os níveis de produtividade como para o impacto ambiental controlado.


Também podemos notar que os demais países em destaque no agronegócio já exauriram grande parte de suas terras cultiváveis, enquanto o Brasil ainda não precisou utilizar nem a metade das suas (e já é considerado como um dos gigantes), com 7,1 de seu território dedicado à agropecuária, e com potencial geral de aproximadamente 35%.


O caminho que deve ser tomado pelo agronegócio para que o Brasil realmente alcance um status de protagonista mundial é a potencialização. Todos estes números que mostramos precisam ser explorados. A inovação e a tecnologia são poderosos aliados nesta jornada, tanto na gestão de propriedades rurais, com a agricultura digital, como também nas organizações, na manutenção de clientes e otimização de sistemas.


 A Datacoper assume a responsabilidade de, em parceria com as organizações do agronegócio, transformar este futuro em uma realidade. Conheça as nossas soluções em nosso site www.somosagro.com.br! Também divulgamos conteúdos como este toda terça-feira – siga nossa página no facebook e no linkedin, e não perca nenhuma matéria!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho