Como o Agronegócio pode se proteger contra o efeitos das crises que afetam o mercado?

O número de desafios que enfrentamos a cada ano, no mercado e na sociedade, é sem precedentes. Ainda recentemente, há poucos anos, pudemos ver a instabilidade política e a recessão econômica afetarem de modo importante o comportamento dos negócios, e ainda ao fim deste último ano vimos a ascensão de uma epidemia global que pode deixar efeitos de longo prazo em toda a economia. Resiliência, confiança e previsibilidade se tornam qualidades essenciais no mundo dos negócios para enfrentar estes desafios, mesmo que seja difícil manter tais qualidades diante deste cenário.




Para o Agronegócio, que convive com as variáveis do campo, esta nova missão não é desconhecida, embora muito acentuada. Vencer diante desta realidade significa aumentar a competitividade, seja por participação no mercado ou por retenção dos clientes mais preciosos para as organizações, conectando-se aos produtores rurais e seus processos de produção, de forma que tudo o que acontece no campo seja previsível.




Esta tarefa pode ser complexa, mas com a estratégia correta e o espírito de inovação na cultura das organizações do Agronegócio, ela se torna possível.




Como colocado anteriormente, resiliência, previsibilidade e confiança são as qualidades necessárias para que os impactos do comportamento do mercado, alterado por estes desafios, sejam minimizados. A percepção do produtor rural para estas qualidades demonstra o quanto ele está disposto a apostar na organização para supri-lo com produtos e serviços em tempos de necessidade, e não se perder para a concorrência. Cultivar elos de relacionamento com o cliente e conhecer suas necessidades é o principal caminho para alcançar a excelência nos negócios, uma vez que é mediante a confiança e a informação que estratégias eficientes podem ser criadas para transformá-las em produtividade.




Desta forma, os players do Agronegócio precisam estar bem equipados com ferramentas que os permitam realizar esta coleta de informações e contato com os produtores. Tanto um CRM focado no mercado agrícola e um aplicativo que permita ao produtor e à organização se conectarem e comunicarem de modo sempre presente são métodos eficientes para vencer estes desafios, pois geram informações importantes no próprio atendimento e permitem mostrar valor para os clientes, assegurando um customer share valioso para enfrentar estes tempos desafiantes.




Assim, supridos destas ferramentas e com a cultura determinada de inovação, é possível construir bases firmes para uma sustentabilidade econômica. As diversas instabilidades que vivemos nestes anos serão eventualmente deixadas para trás, e mais uma vez o caminho para o sucesso se fará claro.




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