Como perpetuar a produtividade do Agronegócio nos próximos anos?

Enquanto os impactos econômicos da pandemia foram sentidos por todos os setores de maneira geral, o Agronegócio conseguiu alcançar resultados claramente positivos apesar dos receios e inseguranças que perduram até hoje. De fato, o preço considerável das commodities agrícolas no mercado internacional, somados ao ritmo das atividades no campo e bom desempenho das safras colaboraram para um cenário extraordinário, tanto ao produtor como às organizações do campo, que juntos tiveram de se adaptar e evoluir - com sucesso - diante dos desafios e oportunidades proporcionados por esta nova jornada. Mesmo que o setor não tenha sido completamente imune aos efeitos socioeconômicos da pandemia como um todo, este nível de produtividade no último ano foi motivo de alívio muito bem recebido.

Com o andamento dos negócios ainda em luz positiva, o Agro pode assegurar vantagens importantes durante o restante deste ano de 2021 até o futuro previsível, assim como encontrar meios que garantam lucros elevados quando nossa situação se normalizar e novos caminhos do mercado se tornem mais claros, sejam eles quais forem. Conquistar a independência de variações no mercado e fatores externos, enquanto se explora as oportunidades que vem a partir deles, são o equilíbrio que as empresas precisam alcançar para continuar a desfrutar de uma passagem segura por esta realidade. Estes dois espectros proporcionam caminhos igualmente relevantes, como destacamos abaixo:



O cenário atual: Comportamentos e Tendências


Como efeito do resultados favoráveis do campo, o comportamento imediato do produtor se tornou mais aderente a investimentos e tecnologias em sua produção que tendem igualmente favorecer as ofertas da cadeia de suprimentos. Com diligência, é possível explorar uma margem de lucros adicional de acordo com a percepção de ganho dos clientes. Neste caso, conhecer o perfil de compra do produtor traduz grandes resultados, permitindo aos consultores de vendas e assistência técnica focarem suas ofertas em clientes de maior valor e fiéis a empresa, enquanto se mantém competitivos aos demais. De outra forma, este período de ganhos pode ser tratado como uma posição de vantagem para investir na expansão da carteira comercial e consolidação dos negócios, dependendo da situação atual em que a empresa se encontra.

A aderência de tecnologias no campo também tornou a presença digital mais importante às atividades comerciais. Assim, desenvolver operações capazes de lidar com a venda de produtos e serviços pelo meio digital é um investimento adequado para as empresas que atuam no setor que buscam expansão e maior acesso ao mercado. Meios de comunicação para facilitar interações entre produtores e consultores são outra maneira direta de otimizar os negócios neste cenário: Aplicativos institucionais e inteligências artificiais básicas gerenciando respostas ou direcionamento - no caso de organizações maiores que precisam lidar com um número grande de contatos - ajudam a manter a marca sempre presentes e ao alcance dos clientes.



O futuro: Planos de Contingência


Idealmente, oportunidades atuais e preparações para o futuro devem ser planejadas em conjunto. Tanto as áreas específicas do Agro que foram mais impactadas com a pandemia como aquelas que desfrutam de um histórico excepcional durante este período tem uma preocupação em comum para direcionar seus esforços: Eficiência operacional e otimização de processos, seja para reduzir custos indevidos ou preparar a empresa para suportar um volume maior de negócios. Implementar e atualizar soluções que ajudem a monitorar indicadores de desempenho e rentabilidade também se provam investimentos de médio e longo prazos seguros, principalmente no que diz respeito à área comercial e estratégias de inteligência de mercado, gestão de vendas e relacionamento.

O mindset por trás de ações deste tipo durante um cenário positivo é livrar a organização da dependência de variáveis que não é capaz de controlar, como impactos econômicos externos, condições climáticas imprevisíveis que afetem o estado do campo, certos comportamentos sociais e ações disruptivas do mercado. Criar uma base sólida para os negócios e fidelizar a carteira de clientes em um bom momento para a empresa é infinitamente melhor do que remediar as dores durante em momentos de crise, permitindo o bom andamento dos negócios mesmo em condições menos favoráveis. Desta forma, investimentos assertivos em tecnologias, capacitação e soluções de gestão e relacionamento com os clientes se tornam escolhas convidativas para qualquer organização do Agronegócio neste período.

Para resumir este cenário, podemos afirmar que, mesmo em tempos modernos, os princípios básicos da agricultura primitiva servem como conceito primordial no mundo dos negócios: Semeie na primavera para não haver fome no inverno - Assegure os ganhos neste período de oportunidade para perpetuar a produtividade no futuro, seja qual forem os desafios que nos aguardam.


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