CRM

Como segmentar seu agronegócio na prática?

Vamos falar de como atingir diretamente seu público e como diferenciar sua
 abordagem na captação de cliente com apenas 1 ETAPA DO CRM? A SEGMENTAÇÃO. 


Já é de senso comum a importância de conhecer o seu cliente para conseguir
 captá-lo e fidelizá-lo. Todo o mercado utiliza diversas maneiras de se  diferenciar e superar as expectativas do potencial cliente.


O tipo de atrativo que você vai usar não é mais o fator chave para aumentar as
 vendas, há muito tempo.... Nem tão difícil assim de desenvolver. Afinal, você  pode dar uma pesquisada na concorrência, ficar de olho no seu setor e os insights de descontos, ações promocionais, começam a surgir.... Então, o que  realmente faz a diferença, HOJE, na hora de definir uma  estratégia de  vendas? 


É preciso acompanhar o comportamento do seu cliente. O que, no momento
 em que você lê esse texto, pode ser imprescindível para ele em termos de necessidade de produto, daqui há 3 horas pode ser completamente irrelevante. E mais! Se esse produto era o que ele precisava para uma safra inteira, por exemplo, pode levar muito tempo para que você consiga fisgá-lo novamente.


Ou seja, atualmente é muito mais relevante estar preparado para atender a
 SITUAÇÃO DE COMPRA, ou seja, entender o perfil de consumo do seu cliente. 


Para estar preparado você precisa monitorar esse comportamento. E para
 monitorar, você precisa que esses dados estejam reunidos em algum lugar e sendo alimentados constantemente.


Dentro de uma plataforma CRM é possível inserir sua base de clientes e
 classificar cada um deles de forma bem detalhada. Além disso, com as observações feitas pelos consultores de campo em cada visita, você consegue coletar informações sobre o perfil de compra. Assim, consegue entender se o cliente é mais propenso a comprar por: preço, negócio ou relacionamento, por exemplo.


Outra forma de registrar esse padrão de comportamento é por meio do
 histórico de compra gerado e é com base nesses atributos, tanto os cadastrais, quanto os comportamentais que você define os critérios na hora de gerar a segmentação


Existem muitas maneiras de segmentar. Mas para nosso mercado foco, o
 agronegócio, aplicamos a MATRIZ BCG (comentamos sobre ela no post segmentação: como encontrar o super cliente). Ela divide sua carteira em 4 categorias: 

Super Cliente

Cliente de Maior Valor

Cliente de Maior Potencial

Cliente de Baixo Potencial


A partir do momento em você descobre quais são os clientes que se encaixam
 em cada uma dessas categorias e transporta esses dados para um mapa da sua área de atuação, fica muito mais fácil analisar o potencial de mercado. Também começa a ficar mais interessante a leitura das análises, porque suas informações estão mais consistentes. É possível detectar se vale a pena expandir seu território ou se é mais importante desenvolver gaps (buracos) não atingidos no seu mapa, ou ainda você descobre que não possui uma dessas categorias na sua carteira de clientes, ou ainda, que uma delas está desviando o foco da sua estratégia. 


Ter uma boa leitura da sua segmentação melhora também a abordagem do
 
time de vendas. Porque a interação com o cliente não está mais baseada em tentar impor a ele o que ele precisa, mas em auxiliá-lo em sua jornada de compra mediante a maneira dele de consumir seus produtos. 


Lembra da visita a campo? Então, tudo o que o cliente sinalizou que gostaria
 ou vai precisar, as reclamações ou elogios que ele respondeu em um questionário pós-venda, ocorrências que registrou no app do produtortodas essas entradas de informações são ricas em argumentos para montar sua estratégia de vendas.


Permita que a tecnologia tenha o trabalho pesado de organizar todos esses
 dados registrados pela sua empresa, seus clientes, fornecedores, e comece a usar seu tempo para o que realmente importa: tomada de decisão


Essa etapa de segmentação é fundamental e serve de base para todas as
 outras funcionalidades que quiser utilizar dentro de uma plataforma CRM. Por  isso, é fundamental que seja bem construída, com o máximo de acurácia no levantamento de dados e nível de detalhamento. 


Com isso feito, a ferramenta CRM vai te mostrar as possibilidades mais viáveis
 de contatar cada prospect de acordo com a fase que ele se encontra em termos de maturidade para receber propostas, visitas e demonstrações de produto, por exemplo. 


Nosso time de especialistas vem implementando a ferramenta especialista
 
em agro há mais de 16 anos junto aos clientes e está pronto para te auxiliar nessa jornada de sucesso. 


Ficou interessado em saber como a matriz BCG funciona na prática? Quer
 saber mais sobre construção de uma boa segmentação? Inscreva-se aqui e receba conteúdos exclusivos sobre a nossa JORNADA CRM NA PRÁTICA



Essa webiserie tem o propósito de desmistificar a implementação de uma
 plataforma CRM, com base em nosso Modelo Inovador de Gestão de Clientes e te ensina em 6 etapas como obter crescimento de 40% no faturamento da sua empresa utilizando o Clover CRM.

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho