Como um agrodistribuidor eficiente consegue expandir seus negócios?

No cenário atual do agronegócio brasileiro as empresas estão aos poucos se adaptando às exigências do mercado, mostra disso é conectarmos diretamente ao aumento do investimento no setor pela iniciativa privada e expansão dos programas do governo previsto para o decorrer deste ano.

Tratando-se de expansão de negócios é evidente que uma empresa deve abrir novas unidades em busca de uma fatia maior do mercado, porém existem algumas medidas a serem tomadas para prevenir investimentos precipitados ou incorretos e concentrar esforços, a fim de tomar a decisão correta na hora exata.

Trabalhar com paciência e aprender com os erros são características comuns no dia a dia de um empreendedor. Essas características se encaixam basicamente em todas as áreas de negócio, inclusive no agronegócio, e auxiliam agrodistribuidores a lidar com dificuldades impostas pelo mercado e concorrentes para prosperar e conquistar um número cada vez maior de clientes.

Mesmo assim uma questão fica no ar...

Como um agrodistribuidor eficiente consegue expandir seus negócios?


Relacionamos a seguir alguns pontos para servirem como base de reflexão e para mostrar como um trabalho bem desempenhado e articulado rende bons frutos para você, agrodistribuidor. Confira!

  • Uma ação interessante de realizar é o BENCHMARKING, termo em inglês que significa absorver o conhecimento e as práticas de empresas concorrentes, com o intuito de se posicionar especificamente no mercado de atuação propondo melhorias em relação ao que é realizado pelo concorrente, sendo essa ação um diferencial estratégico. Um dos pontos-chave desse processo é conectar a estratégia da empresa com a expectativa dos clientes, criando um vínculo de fidelidade com o consumidor, de uma maneira que o tático e o estratégico de sua agrodistribuidora estejam em sintonia na atuação e formalização dos planos.



  • Efetivar a PROMOÇÃO DE TALENTOS da empresa valorizando pessoas que ajudaram a empresa a crescer. A capacitação destes colaboradores cria mais um diferencial estratégico perante a concorrência. A ideia de criar o cargo de mentor é importante também, pois desta maneira estes profissionais com maior conhecimento dos processos e rotinas podem disseminar conhecimentos e ajudar outros funcionários a crescerem profissionalmente e de quebra ajudarem ainda mais a empresa, potencializando e dando mais importância para estes colaboradores/mentores.



  • Criar uma ESTRATÉGIA INTELIGENTE que leve em conta o estudo do modelo de negócio atual (confira aqui o artigo que fala tudo sobre o assunto), a fim de utilizar de maneira consciente o capital disponível, focando ações estratégicas no público-alvo e otimizando a qualidade dos serviços oferecidos, além de prestar assistência para clientes e revelar cases de sucesso. Essa ação isolada agrega maior valor tanto em propostas quanto ao status de sua agrodistribuidora.



  • É sempre importante realizar uma ANÁLISE DE VIABILIDADE em relação a abertura de novas unidades de negócio, afinal isso requer um grande esforço financeiro, o que envolve a análise de capital de giro disponível, custos operacionais, receitas e margens, desta maneira é possível obter a viabilidade sobre o retorno do montante líquido disponível, sem a necessidade de enforcar contas ou realizar empréstimos indesejados. Infelizemente diversas empresas não dão a devida importância para a análise de viabilidade e acabam por comprometer valores futuros, em outras palavras, comprometendo o sucesso do agrodistribuidor que também é empreendedor.



  • Impor METAS é um mecanismo de cobrança eficiente para manter a equipe organizada e ações bem definidas, para que possam ser organizadas com maior facilidade. Em relação as metas, é importante deixar tudo as claras, ou seja, comunicar os colaboradores a respeito de prazos e expectativas, para que cada um saiba de sua importância no projeto, valorizando o funcionário que está inserido.



  • Realizar o FEEDBACK EM TEMPO REAL auxilia na melhora do desempenho dos colaboradores, tanto para o lado positivo quanto para o negativo, e de quebra é uma maneira mais eficaz de tratar de qualquer seja a situação de uma forma mais rápida.


O intuito deste artigo nada mais é que auxiliar e mostrar as maneiras de otimizar resultados e posteriormente expandir os negócios, pois se a gestão for eficiente, agregada a um quadro de colaboradores empenhado e qualificado, junto a uma estratégia inteligente, com metas desafiadoras porém alcançáveis, análise de viabilidade em caso de investimentos maiores e um feedback construtivo, com certeza este acumulado de ações proporcionará um resultado positivo para o agrodistribuidor.

Como o mercado do agronegócio a cada dia fica cada vez mais competitivo é primordial inovar. E essas estratégias figuram como inovadoras pelo simples fato de pensar ?fora da casinha?. O fato de realizar análises através dos processos que ocorrem diariamente reforçam a prática efetiva do feedback, seja relacionado a serviço ou a pessoas, e isso induz à melhoria destes processos e à otimização das atividades. Essas práticas refletem diretamente no sucesso do agrodistribuidor e do seu empreendimento!

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AUTORES
Vinicius Tansini Pramio ? Trainee de Marketing de Conteúdo
Carlos Alberto Schulze ? Analista de Inovação


Fonte
Portal Agrodistribuidor
Endeavor

Agrodistribuidor: o futuro da disribuição de insumos no Brasil / Matheus Alberto Cônsoli, Lucas Sciencia do Prado, Matheus Kfouri Marino. ? São Paulo : Atlas, 2011.

 

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