CRM

Estratégia de Negócios: O verdadeiro valor de um cliente fiel

Em um cenário onde a concorrência é forte e o público está cada vez mais exigente, o marketing de relacionamento se torna uma das mais importantes estratégias disponíveis para qualquer empresa. No grande mercado do agronegócio, esta realidade não é diferente. Conquistar novos negócios é sempre fundamental, mas as oportunidades nos clientes que já conhecem a empresa é grande demais para ser ignorada: segundo uma pesquisa da White House Office of Consumer Affairs, o custo de conquistar um novo cliente é quase o mesmo que manter a lealdade de 6 a 7 consumidores. 


Eliminando problemas, construindo oportunidades


Estes números são apenas uma das diversas informações que mostram o quão importante é trabalhar a fidelização do consumidor em nosso mercado. Clientes são 4 vezes mais propensos a comprar da concorrência por causa de um problema de atendimento em comparação a uma dificuldade com preço ou produto (pesquisa da Bain&Co). Ainda, 51% dos clientes que são reconhecidos e gratificados por seu negócio voltam a comprar da empresa que lhes prestou estes benefícios (pesquisa da Accenture).


Fidelizar clientes também pode trazer resultados inusitados. Satisfeitos ou não, os consumidores propagam suas opiniões muito mais rápido que qualquer meio de comunicação. Por causa disto, a satisfação dos clientes é proporcional ao crescimento de uma empresa.


Existem várias ações que podem trabalhar o marketing de relacionamento, mas é impossível executar qualquer uma delas de maneira eficiente sem antes conhecer detalhadamente seu público-alvo. Uma das formas mais fáceis de conseguir estas informações e elaborar estratégias a partir delas é chamada de Gestão de Relacionamento com Clientes – ou CRM –, uma metodologia que permite a identificação de clientes que são mais valiosos para a empresa e merecem mais atenção, bem como descobrir a melhor forma de abordagem e atendimento a cada um destes clientes.


Qual é o melhor CRM para minha empresa?


Diversas ferramentas de CRM podem ser encontradas no mercado, cada uma com uma especialidade diferente. Para decidir qual é a melhor escolha, basta responder duas perguntas fundamentais: como o CRM é visto por quem o usa? E qual é a sua especialidade? Se você descobrir qual é o CRM criado desde o início para servir o seu mercado e que obtém sucesso por quem o utiliza, tenha a certeza que encontrou a ferramenta certa para você.


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