Estratégia no Agronegócio - Parte 02: Vencendo a Concorrência

Como vimos na primeira parte de nossa matéria (clique aqui para acessar), conhecer a capacidade da equipe de campo, os clientes que são atendidos e as variáveis no campo é o caminho para alcançar o sucesso no Agronegócio. Nesta segunda parte, vamos falar sobre como vencer o desafio de enfrentar outras empresas que também possuem um bom domínio no mercado.




A expansão territorial e conquista de novos clientes é uma tarefa muito conhecida no Agronegócio por exigir grandes esforços. Empresas pequenas e médias precisam competir entre si e com player s muito maiores e com mais recursos, enquanto empresas grandes constantemente lutam para não perder seu espaço no mercado.




"Lutar e conquistar em todas as suas batalhas não é a suprema excelência; suprema excelência consiste em quebrar as defesas do adversário sem precisar lutar". - Sun Tzu, Arte da Guerra




De fato, conquistar novos clientes é um caminho para que qualquer negócio melhore assim sua saúde financeira e capacidade de crescimento. Entretanto, para garantir a sobrevivência de uma organização em tempos de crise e alcançar o pleno sucesso em outras situações é preciso voltar estratégias para os clientes já existentes, garantir que eles confiem e busquem a organização antes da concorrência e explorar oportunidades dentro de seu potencial. Sem engajar a concorrência diretamente em uma batalha por preços, a entrega de valor em um atendimento melhor e uma oferta correta é o que consiste "vencer sem lutar" no Agronegócio.




Esta metodologia de focar exclusivamente no cliente para se separar do engajamento com a concorrência e de fatores externos também é chamada atualmente de "Oceano Azul". Temos uma matéria sobre este tópico que pode ser acessada clicando aqui.




"Oportunidades se multiplicam de acordo com que são conquistadas" - Sun Tzu, Arte da Guerra




Dividir esforços para focar em clientes mais valiosos, se fazer cada vez mais presente para atendê-los e manter o fluxo de informação dos atendimentos com qualidade, eventualmente leva a descobertas de oportunidades dentro de um mesmo cliente, explorando ao máximo seu potencial. Da mesma forma, esta divisão de esforços permite a empresa realocar seus recursos para acessar o mercado de forma mais eficiente. É preciso apenas se certificar que a qualidade das informações sempre estará alta e que o desempenho interno da organização jamais diminua. A tecnologia é uma aliada para ambas estas tarefas: Uma ferramenta de BI ou um módulo analítico no CRM ajudam a visualizar e interpretar informações, e o próprio CRM, se atende corretamente a empresa do Agronegócio, fornece aos consultores os meios de alimentar o sistema com informações a partir do atendimento.




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