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Estratégia UaU: Como colocar o cliente no centro do seu Agronegócio

Se você acompanhou as notícias nos últimos meses, pode ter percebido que existem diferentes visões e expectativas em relação ao futuro. Novos eventos e decisões afetam e contribuem com todo o mercado do Agronegócio, mas antes de mais nada chegam à percepção do consumidor, que busca cada vez mais por confiança e segurança com as empresas que fornecem seus produtos. O comportamento do cliente se altera com facilidade e suas preferências precisam ser o foco de qualquer negócio. É neste contexto que surge a estratégia um-a-um, com a ideia de oferecer um atendimento pessoal e personalizado para cada cliente, identificando suas necessidades para garantir tanto a sua fidelização como o aumento das vendas pela organização que aplica esta tática.




 


O que é a Estratégia UaU?




Essencialmente, a Estratégia Um-a-Um é um método de valorização dos clientes, onde a empresa ou organização que o emprega busca conhecer a fundo a realidade de cada um de seus consumidores e se destacar pelo atendimento personalizado, oferecendo exatamente aquilo que eles precisam ou os interessam. Basicamente, é uma forma mais pessoal e humana de entregar valor para o produtor rural.




O conceito da estratégia um-a-um se resume na aplicação da metodologia IDIP de Peppers & Rogers, visando identificar as necessidades de cada cliente, segmentá-los cuidadosamente, interagir diretamente com eles para, por fim, personalizar as entregas a cada um, seja no relacionamento como na oferta de um pacote de produtos ou serviços.




No Agronegócio, onde o consumidor é o produtor rural, a estratégia um-a-um é especialmente eficiente para fidelização, pois permite que a organização que os atende descubra cada uma de suas peculiaridades e consiga desenvolver novas formas de acessá-los com mais facilidade. A aproximação de apoio e parceria também conta muito para o homem do campo, que está sempre diante de inúmeras decisões sobre a manutenção de sua lavoura ou criação, em cada um de seus estágios.




 


Como levar a Estratégia UaU até o Campo?




As organizações do Agronegócio frequentemente possuem grandes carteiras de clientes e diversos vendedores, consultores e agrônomos para atendê-los em diferentes áreas. Mesmo negócios menores mantém um grupo considerável de clientes ao seu redor e ainda mais clientes em potencial. Alcançar todos estes produtores de uma forma personalizada pode parecer uma tarefa desafiadora, exigindo um registro com informações ao mesmo tempo detalhadas como também acessíveis, mas pode ser simplificada com o bom uso da tecnologia correta.




A maneira mais eficiente de coletar estas informações e visualizá-las de maneira assertiva é através do uso de um CRM (ferramenta de gestão de clientes) e um BI (análise de informações). Estas são ferramentas, quando integradas e conectadas com a realidade do seu negócio, concretizam a estratégia um-a-um e permitem um acesso simples e fácil ao homem do campo.




O produtor rural está no centro de todo o ciclo de produtividade no Agronegócio. Por isso, é crucial ter ele também no centro do seu negócio, garantindo sua fidelização e a saúde financeira de sua organização!




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