Georreferenciamento

Adiante do que foi abordado no artigo anterior que se refere a Planos de Safra (CLIQUE AQUI PARA RELEMBRAR), o próximo tema possui relação direta com diversas ideias que foram expostas no texto anterior, trata-se de:

Georreferenciamento


Mapear as áreas produtivas é uma necessidade de todo o agricultor pois trata-se do mínimo para que o mesmo possua conhecimento da sua área produtiva, porém há outras utilidades que tal prática supre levando-nos ao questionamento: como o Georreferenciamento auxilia no crescimento da propriedade rural e alavanca o crescimento do agronegócio?

Uma delas é a de realizar o mapeamento, que é acima de tudo, uma das diversas garantias que o produtor rural precisa apresentar para conseguir assegurar um financiamento para sua propriedade, mas o georreferenciamento não resume-se apenas a este benefício.

Com base na lei 10.267 que entrou em vigor no ano de 2001, foi estabelecido que propriedades rurais devam apresentar a planta georreferenciada para o INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, onde será gerado um certificado que comprova que o imóvel não se sobrepõe a outro ou a alguma área de conservação ambiental.

Para atender a tais exigências, se faz necessária a utilização de equipamentos tecnológicos a fim de conseguir aferir toda a propriedade rural e, aliado a este fator, novas soluções de gestão despontam e aproveitam a lei para oferecer benefícios com o intuito de facilitar a vida do agricultor, este é o caso do CRM¹.

É justamente o fato de localizar a propriedade em toda a área rural brasileira, ou seja, evidenciar as delimitações dos domínios de determinado produtor rural mediante o restante de alguma região em específico que cria vantagem quando for realizado um eventual comparativo. O trabalho é realizado pela equipe técnica da agrorevenda com o auxílio de um GPS, aparelho de alta precisão utilizado para mapeamento de áreas ou então tecnologias alternativas como, os drones , estes auxiliam a monitorar a área de cultivo, já que trata-se de uma tecnologia recente e que expressa uma boa relação de custo benefício para o agricultor.

A prática do georreferenciamento além de obrigatória por lei é importante para delimitar as áreas e propriedades rurais. Através do uso de GPS são realizados croquis das áreas, que funcionam como complemento para um ?diagnóstico? da propriedade rural e campos de produção do agricultor. O uso do croqui da área é um fator fundamental na análise de georreferenciamento, pois expressa as fronteiras da área cultivável do agricultor, ajudando também na hora de subdividir as regiões da propriedade rural do agricultor nos casos de estudo de novas culturas ou contra pragas. A seguir uma imagem que exemplifica um croqui de propriedade rural:

Croqui mapa Georreferenciamento

Através deste diagnóstico é possível realizar coleta de amostras e junto a isso registrar ocorrências com fotos, para que a equipe da assistência técnica consiga avaliar quais tipos de pragas atingem os campos de produção do agricultor, desta maneira possibilitando ao produtor rural erradicar focos de pragas em suas diversas culturas.
Além da prevenção contra pragas existe também o benefício econômico, este é proporcionado pelo mapeamento de rotas, este ponto faz parte do pilar controle de viagem, já que o consultor de vendas realiza atendimentos em diversas propriedades rurais, é possível organizar uma rota de atendimento mais bem estudada e econômica, ao visitar produtores com necessidades em comum e com distâncias relativamente próximas, o que significa poupar esforços financeiros da agrodistribuidora ou agrorevendedora que contrata as soluções de um CRM.

O Google elevou e otimizou o uso do GPS, tornando parte das soluções acopladas à ferramenta Google Maps, desta maneira a parceria da marca é fundamental para apoio não só na área de referenciamento geográfico, mas também na área de pesquisa.

Sendo assim o georreferenciamento é mais uma das ferramentas que elevam o o patamar do CRM, pois em relação a localização e delimitação de áreas produtivas a tecnologia em questão complementa e suporta outras áreas de trabalho que possuem conexão, tais como controle de viagem e planejamento de visitas.

Acompanhe a série de artigos, o próximo abordará a respeito de PROJETOS AGRÍCOLAS, o próximo pilar do CRM, Até logo!



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Fontes:

Agrodistribuidor: o futuro da distribuição de insumos no Brasil / Matheus Alberto Cônsoli, Lucas Sciencia do Prado, Matheus Kfouri Marino. ? São Paulo : Atlas, 2011.

A importância do georreferenciamento. Disponível em:
http://www.agrolink.com.br/colunistas/a-importancia-do-georreferenciamento_4536.html Acesso em: 01/04/15 as 09:45

Gottems, Leonardo. Drone da Embrapa prevê surgimento de doenças nas lavouras. Disponível em:
http://www.agrolink.com.br/georreferenciamento/noticia/drone-da-embrapa-preve-surgimento-de-doencas-nas-lavouras_196628.html Acesso em: 01/04/15 as 09:35

[1] CRM ? Oriundo do inglês, Costumer Relationship Management, refere-se a gestão de relacionamento com o cliente.

 

Parte 1 - Planejamento de Visitas

Parte 2 - Recebimento da Produção

Parte 3 - Vendas em Campo

Parte 4 - Plano de Safra

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