Gestão de equipes em agronegócios: como reter seus grandes talentos?

De acordo com um levantamento realizado pela empresa Robert Half, entre 2010 e 2013, a rotatividade de profissionais no Brasil aumentou 82%, colocando o país no topo desse indicador. Embora essa seja uma tendência global — os profissionais estão fazendo cada vez menos carreira em uma só empresa — é possível contornar esse problema com algumas ações. A seguir, você vai entender o que uma gestão de equipes de agronegócios deve fazer para reter grandes talentos. Confira!


Alinhe valores e expectativas


Uma das partes mais importantes para reter grandes talentos é o alinhamento de expectativas. O profissional precisa saber o que esperar do seu negócio — como um plano de carreira — e também o que o seu negócio espera dele.

Por isso, invista em uma comunicação aberta e de qualidade, comunicando metas e valores que você deseja transmitir. Assim, fica mais fácil garantir que os talentos permaneçam por mais tempo.


Reconheça o bom trabalho do seu funcionário


Um fator de motivação muito importante consiste no reconhecimento e no fornecimento de feedback relevante e do jeito certo. Se um vendedor conseguiu um grande cliente para a revenda agrícola ou se um técnico recebeu um elogio de um produtor após uma visita, vale a pena garantir que o profissional sinta-se valorizado pela sua atitude.

Dependendo da situação, esse reconhecimento pode vir em forma de retribuição. Uma bonificação em dinheiro, um presente ou mesmo uma folga são atitudes que cultivam o relacionamento com os talentos e aumentam a motivação.


Atente-se às necessidades do profissional


Outra questão muito importante é que os profissionais precisam, cada vez mais, ter suas necessidades atendidas tanto quanto possível. Quando a gestão de equipes dedica-se a isto, a satisfação e a motivação aumentam.

Imagine, por exemplo, que um profissional possui uma personalidade capaz de aceitar novos desafios e viver fora da rotina. Nesses casos, pode ser indicado fazer com que ele seja o responsável por algumas das visitas técnicas a produtores.

Alternativas como o trabalho em campo, ou mesmo o trabalho remoto de sua residência, pode ser forma de atender melhor a essas exigências e necessidades, garantindo a permanência em longo prazo.


Ofereça uma estrutura adequada


Nem toda gestão nota, mas muitas vezes o motivo do êxodo de talentos diz respeito à falta de estrutura adequada. Quando os profissionais não têm à disposição ferramentas para desempenhar o trabalho da forma correta ou quando precisam frequentemente improvisar, é muito comum que eles se sintam desestimulados a permanecer na empresa. Um vendedor de uma revenda agrícola, por exemplo, se sairá muito melhor se puder ter acesso a um CRM com informações sobre os clientes. Por outro lado, se ele tiver que prever os gostos dos clientes ou fazer essa análise por conta própria, grandes são as chances de que ele saia do negócio.


Estimule a busca por qualificação


Talentos que sentem que podem crescer na empresa e que por ela são estimulados a buscar melhorias tendem a ficar mais satisfeitos e mais tempo em um negócio.

Por isso, é importante que a gestão trabalhe para estimular e favorecer a busca por qualificação. Oferecer cursos e treinamentos é uma possibilidade de fazer com que os profissionais queiram permanecer na empresa, além de contribuir para a qualidade do atendimento aos seus clientes.

Reter grandes talentos no seu negócio é possível partindo do alinhamento de expectativas e valores, passando por caminhos como a qualificação, o atendimento de necessidades e oferecimento de estrutura. Como resultado, os funcionários ficam mais satisfeitos e tendem a ter menos vontade de sair do negócio.


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