Gestão de vendas: 4 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

A preocupação com o atendimento ao cliente é uma questão que tem ganhado cada vez mais relevância entre as empresas — visto que um dos pontos considerados decisivos antes de fechar negócio com qualquer empreendimento é a experiência positiva que ele proporciona ao consumidor. Se antes a gestão de vendas pressionava o consumidor a realizar a compra, hoje o objetivo é atrair, saber as preferências dos clientes, criar um relacionamento e assim conquistá-lo.

Para ajudar você a fidelizar seu público, acompanhe 4 dicas para melhorar o atendimento ao cliente.


1 - Faça uso estratégico do CRM


O ideal é que o seu negócio se volte para as necessidades e preferências dos consumidores e ofereça aquilo que o cliente precisa e quer. É exatamente nisso que se baseia o conceito de CRM – do inglês Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Ele tem como preceito colocar o cliente como foco do negócio, permitindo que todas as interações feitas entre consumidor e empresa fiquem armazenadas em seu histórico.

Desse modo, é possível antecipar as vontades do consumidor e criar estratégias para fidelizar os que mais compram com a empresa. A partir das informações concedidas pelo CRM, você pode desenvolver estratégias, como:

•    Abordagem de atendimento rápida e eficaz;

•    Oferta de descontos e promoções exclusivas;

•    Sugestão de produtos adequados ao perfil de compra de cada cliente, entre outros;

Não só isso, o CRM pode ser usado como uma ferramenta (software) para traçar perfis no setor de agrovendas, analisando o comportamento de clientes que já são fiéis, dando-lhes um tratamento VIP, por exemplo.

Além disso, o CRM ainda pode ajudá-lo na elaboração de um e-mail marketing mais assertivo para aqueles clientes que estão sumidos ou até apontar caminhos para investir na atração de novos clientes nas mídias sociais — dando descontos na primeira compra, entre outras iniciativas.


2 - Invista na satisfação do cliente


Para uma gestão de vendas eficaz e que visa melhorar o atendimento ao cliente, é preciso compreender o que ele quer — seja ouvindo atentamente o que ele está falando ou, até mesmo, a linguagem corporal que ele está apresentando. A partir da leitura correta dessas informações, o seu atendimento só tende a melhorar, pois estará de acordo com o que esse consumidor quer ou precisa.

Garantir a satisfação do cliente no meio virtual também deve ser prioridade. Ter um espaço para reclamações, feedbacks e comentários das aquisições é essencial para que o seu público-alvo perceba que você se importa com a opinião dele.

No setor de agrovendas, por exemplo, no caso de transações em uma plataforma e-commerce, compensa fornecer um chat online para que o cliente possa tirar dúvidas e se sentir mais bem assistido.


3 - Garanta que o atendimento seja de qualidade


Quando se trata bem o cliente, a chance dele voltar a fazer negócios com a sua empresa é potencializada. Veja o setor agrícola, por exemplo. Sabe-se que grande parte das agrovendas são decididas pela qualidade do atendimento pessoal.

Então, por conta disso, demonstre boa vontade ao atender o consumidor, agindo de forma rápida e eficiente, sendo prestativo, perguntando se ele tem alguma dúvida, tentando esclarecer o questionamento com fundamentos e não com frases, como “não sei lhe dizer”.

Já no meio virtual, é interessante incorporar ao sistema um script de respostas para fornecer ao cliente — lembre-se de tentar deixar o diálogo o mais personalizado e humanizado possível. Confira alguns exemplos:

•    “Não temos o produto no momento. Deixe seu e-mail que entraremos em contato quando o item já estiver em nosso estoque.”;

•    “Temos um parceiro que pode ajudar nesta questão: entre em contato.”;

•    “Por que não levar dois pelo preço de um?”.

Ao engajar o cliente e mostrar interesse pela demanda, a comunicação fica mais clara acolhedora, eliminando conflito e dúvidas!


4 - Esteja atento aos feedbacks dos clientes


Uma forte gestão de vendas eficaz se preocupa até mesmo com o pós-venda — tenha em mente que o seu relacionamento com o cliente não termina quando ele finaliza uma compra. Para aprimorar os serviços prestados e a qualidade do produto oferecido, é de extrema importância escutar os feedbacks que são dados.

Em uma loja virtual de produtos agrícolas, por exemplo, o cliente pode deixar um comentário ou responder a uma pesquisa de satisfação, enquanto que em uma loja física, o vendedor poderá contatar o cliente após adquirir um produto para ver se gostou, se está satisfeito e, dependendo da resposta, oferecer a resolução de um problema.

Entendeu o que deve ser feito para melhorar o atendimento ao cliente? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho