Gestão no Agronegócio: 3 visões para melhorar a produtividade dos negócios

O agronegócio é um mercado complexo para todos os seus players. Assim como o produtor rural precisa acompanhar diversos aspectos que influenciam em suas atividades do campo, como o clima e os desafios em sua safra ou criação, as organizações do agronegócio também precisam entender o comportamento de compra dos seus clientes, as necessidades da gestão comercial e a capacidade das operações logísticas para garantir a sustentabilidade financeira.


Neste cenário, conhecer e controlar a evolução da gestão e as atividades da organização também significa melhorar a produtividade dos negócios. Da mesma forma como, para o produtor rural, existem inovações que podem tornar as diferentes variáveis do campo previsíveis, empresas como agrorevendas, concessionárias de máquinas agrícolas e cooperativas também podem usar de ferramentas e soluções tecnológicas para melhorar suas próprias ações.


Nesta matéria, vamos discutir algumas visões que podem ser consideradas para melhorar a produtividade de diferentes áreas da organização, desde a redução de custos operacionais até o aumento das vendas.




Otimização Operacional e Logística


Para melhorar as contas a receber da organização, é natural recorrer a melhorias diretas nas atividades comerciais. Entretanto, até mesmo para garantir a excelência dos negócios no campo, é possível também olhar para as operações internas e avaliar novas estratégias para reduzir custos.


A avaliação do armazenamento e transporte de produtos, acordos com fornecedores ou a busca por maior controle de informações são pontos que podem ser observados na busca por estas melhorias internas, especialmente se a organização não as analisa diretamente por um tempo considerável.


Definir e automatizar processos através de uma ferramenta de gestão empresarial (ERP) é essencial para encontrar e otimizar estas operações, além de criar uma base de dados confiável que pode ser integrada com outras soluções. Considerar a possibilidade de atualizar os sistemas de ERP por versões mais modernas ou direcionadas ao segmento pode apresentar um ganho de médio e longo prazo importante à organização.




Direcionamento do Time Comercial


As rápidas transformações em tecnologia e comportamento no campo afetam diretamente a forma como os produtores rurais se relacionam e fazem negócios. Desta forma, a área comercial de qualquer agronegócio precisa estar em constante desenvolvimento para acompanhar estas mudanças.


Neste cenário, oportunidades e desafios em acessar um cliente podem surgir e desaparecer com frequência. Mesmo clientes antigos e fiéis podem ter variações em seu valor financeiro à organização ou optarem por novas propostas da concorrência sem a devida atenção. Recolher informações durante os próprios atendimentos através de uma solução de CRM permite que a atualização e o acompanhamento destas mudanças esteja sempre acontecendo, permitindo que a gestão comercial direcione apropriadamente as equipes a campo até as oportunidades mais valiosas dentro do melhor timing.




Definição de Indicadores e Metas


Ainda falando sobre informações para direcionar os times comerciais, os gestores e a liderança também precisam estar empoderados com uma forma ágil de traduzir os dados do campo em estratégias. Repassar os planejamentos de atuação às suas equipes é uma ação que também merece uma atenção especial para evitar ruídos de comunicação que prejudicam os negócios. Portanto, manter esta visão analítica sempre próxima da gestão comercial é uma prioridade. Buscar soluções integradas ao CRM da organização, com a versatilidade de atender as particularidades do segmento, é essencial para atender esta necessidade.


Ao contar com diferentes tecnologias, garantir que suas ferramentas irão somar às atividades da organização sem gerar nenhum outro desafio, tanto durante seu uso como na implantação, é uma preocupação válida em um mercado tão complexo como o Agronegócio. Desta forma, procurar soluções especialistas e parceiros consolidados neste mercado podem ser os diferenciais mais importantes neste desafio.


Gostou deste post? Acompanhe nossas redes sociais no facebook e linkedin para mais conteúdos sobre inovação e gestão n o agronegócio!


COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho