Israel - uma potência agrotecnológica

Israel, conhecido hoje como The Startup Nation. É o país com maior média de empresas de tecnologia por habitante, 1 a cada 1.400 pessoas. No Brasil, a realidade é bem diferente, o número equivale de 1 a cada 33 mil habitantes, chegando a ser quase 20x menor.


Muitas aplicações que facilitaram nossas vidas e utilizamos hoje tiveram seu início em Israel. O Waze, o Wix, o pendrive e a memória flash de computador, entre outros e hoje é um dos ecossistemas empreendedores mais maduros do mundo, e isso não tem relação com sua idade, já que o país tem pouco mais de 70 anos.


Israel é denominado como Estado de Israel. Tem sua localização no Oriente Médio, com apenas 22 mil km² de extensão de território, apenas 0,25% do território brasileiro. Por ser um país pequeno e rodeado de inimigos, a única alternativa foi a busca constante por sobrevivência.


Desta maneira, a economia israelense sempre foi impulsionada por indústrias com base eletrônica, de computadores e tecnologias de comunicação. A educação também é bastante incentivada no País. Em 2018 foram investidos 13 bilhões de dólares em P&D o equivalente a 4,3% do PIB, é a relação percentual mais alta do mundo.





Devido a esta forte influência da tecnologia, Israel tornou-se uma potência em produção agrícola, desenvolvendo diversas tecnologias para produção de alimentos, apesar de ter pouco território e menos de 20% de superfície de solos produtivos, atualmente a agricultura israelense satisfaz 95% da sua demanda doméstica.

Outra contribuição relevante das tecnologias desenvolvidas em Israel é o sistema de irrigação por gotejamento moderno, criado em 1959 e utilizado por mais de 250.000 produtores ao redor do mundo, contribuindo para alimentação 1 bilhão de pessoas e economizando quase 90% de água que um sistema convencional de irrigação usaria.


Nas últimas décadas, o Brasil passou de um importador de alimentos para uma potência agrícola. Soja, cana-de-açúcar e milho são as lavouras que têm maior impacto na economia do Brasil.

Segundo a última edição do Censo Agropecuário, divulgado pelo IBGE em outubro (25), o valor da produção vegetal do país, em 2017, foi de R$ 308 bilhões; a soja, que ocupa com folga o topo do ranking, é responsável pelo aporte de R$ 104 bilhões, mais de um terço da produção vegetal total do país.

Porém, o Brasil ainda não assumiu o protagonismo na nova era de revolução no campo, possibilitando para empreendedores com visão, identificar oportunidades que possam alavancar seus negócios.


Frente aos novos desafios da agricultura mundial, acompanhar a nova revolução tecnológica é essencial para a sobrevivência das empresas do setor, tendo em vista a grande tendência de negócios voltadas para a área de serviços.

Hoje é possível utilizar diversas tecnologias pouco tempo atrás pareciam impossíveis para melhorar a performance no campo do seu parceiro produtor.


Monitorar a umidade do solo, temperatura e umidade relativa do ar por meio de sensores instalados no campo, ativando sistemas de irrigação de forma automática disponibilizando a lâmina d’água ideal para a cultura.


Com imagens de drones e inteligência artificial gerar mapas de aplicações em taxa variável combatendo pragas de forma preditiva, ou seja, antes que causem dano efetivo. Desta forma é possível reduzir custos e proporcionar rentabilidade para seu parceiro, em busca sempre de ampliar a percepção de valor por parte do cliente, fidelizando e gerando mais receitas.


Coletar informações das máquinas através da telemetria como dados de produtividade e gestão das operações agrícolas, como a quantidade de L/ha aplicado, a velocidade em que as máquinas tem realizado as operações no campo como a exemplo do plantio. Estas informações garantem para o produtor segurança na qualidade do trabalho realizado, em contra partida para sua organização, mais confiança no posicionamento dos produtos e sementes, além de empoderar o profissional técnico com informações essenciais para uma assistência técnica personalizada e diferenciada da concorrência.
Portanto, a Datacoper dispõe de recursos de agricultura digital na plataforma de CRM Clover, os quais permitem uma assistência técnica extremamente assertiva fazendo com que seu técnico de campo vá além do convencional, trazendo muito mais resultados para os produtores assistidos. 


Torne sua empresa diferenciada do mercado e obtenha resultados! 

Para mais informações entre em contato com nosso comercial (45) 3220-5597

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho