Medindo a satisfação do produtor rural com o atendimento do seu técnico agrícola

Muitas vezes prestar um atendimento premium para o cliente é fundamental para a gestão de uma empresa dentro do segmento do agronegócio. Como já colocamos diversas vezes por aqui, existem técnicas essenciais para se medir os níveis de satisfação dos consumidores.

Mas por quê isso é importante? Tenha em mente, que a médio e longo prazo, isso ajudará você a desenvolver, e consequentemente bater metas, elevando sim o número de vendas e aumentando a fidelização do público-alvo.

Dito isso, estamos colocando esse post para ensinar como medir com mais praticidade esses níveis de satisfação da clientela com mais assertividade.





Converse com seu cliente atual



É muito mais fácil obter um retorno dos clientes por meio de pesquisas feitas de forma direta, seja de uma forma mais discreta, pessoalmente ou por e-mail. Por exemplo, pedir ao cliente para avaliar a satisfação que tem com o seu produto e atendimento prestado pelo consultor de vendas. O tempo de espera do cliente e a interação dele com os funcionários também devem ser avaliados.





Converse com seus funcionários



Seus funcionários são os representantes da empresa e estão na linha de frente do atendimento. Eles têm conhecimentos de primeira mão sobre as verdadeiras percepções dos clientes. Dessa forma, solicite que seus funcionários recolham e repassem para você todas as informações referentes às reclamações e sugestões deles. Isso poderá ajudá-lo a entender o nível de satisfação real dos consumidores e a formular estratégias de atendimento, juntamente com o seu consultor de vendas, para colocar em ação as melhores práticas do mercado.

Essa abordagem também ajuda os funcionários a se sentirem parte da solução e importantes para a empresa, o que pode resultar em maiores níveis de produtividade.



Faça uma pesquisa com um grupo focal





Você pode conduzir uma reunião de clientes antigos e atuais realizadas em um centro de pesquisa de foco ou em seu próprio escritório para solicitar que discutam sobre os níveis de serviço que o consultor de vendas oferece ou oferecia para eles. A vantagem de usar um grupo focal é que o moderador pode acompanhar os comentários dos participantes e cavar mais fundo para obter informações mais específicas e utilizáveis.

A pesquisa feita com grupos focais pode exigir certos investimentos por parte da empresa, mas os resultados fazem todo o esforço valer a pena.



Use seus resultados para impulsionar melhorias





Analisar a percepção dos clientes referente aos níveis de serviços prestados pelo consultor de vendas será valioso para o seu planejamento estratégico, mas só se você utilizar as informações para aprimorar a maneira de operar o negócio no longo prazo. Acompanhe as reclamações mais comuns dos clientes, bem como os elogios. Isso vai ajudá-lo a determinar em que o seu consultor de vendas precisa melhorar para entregar um atendimento com mais excelência e foco na solução dos clientes.

Medir a satisfação do atendimento oferecido pelo seu consultor de vendas deve fazer parte das estratégias de longo prazo, de forma a melhorar os serviços com a capacitação contínua dos representantes e funcionários que têm contato direto com os clientes.

E você, já sabe qual é o nível de satisfação do produtor rural com o atendimento do seu consultor de vendas? Entre em contato agora mesmo para que possamos ajudar você a descobrir!


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