CRM

Metodologia IDIP: o que é, e como funciona?

Atualmente, clientes esperam mais do que uma simples relação de compra e venda com as empresas e valorizam cada vez mais um atendimento específico, personalizado e adequado a cada necessidade. Para que isso comece a ser uma realidade em seu negócio, o uso da metodologia IDIP é o caminho certo.

A seguir, você vai entender o que é essa metodologia e como ela funciona. Confira:


O que é IDIP?


“IDIP” é a sigla para Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar. É uma metodologia de gestão de carteira, desenvolvida para garantir que a empresa consiga fidelizar e reter seus clientes.

Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio e permite, principalmente, uma atuação mais certeira do time de atendimento e suporte ao consumidor.


Como funciona essa metodologia?


No agronegócio, as visitas técnicas são um procedimento essencial para o sucesso das vendas, como falamos nesse post. Somando essas visitas técnicas com a metodologia IDIP – que tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus clientes – sua empresa passará a ter em mãos o caminho para a fidelização dos clientes e do aumento de suas vendas (os autores dessa metodologia estimam que, em média, é possível crescer até 60% dentro da própria base de clientes, sem buscar expansão).

Ouvindo seu cliente para entender por quais tipos de problema ele passa, quais são seus objetivos e anseios (Identificar). Conhecendo essas informações, você poderá segmentar seus clientes, os agrupando de acordo com suas características em comum - mesmos problemas frequentes, mesmo perfil de compra, mesmo tipo de cultura, etc – Essa é a etapa Diferenciar.

Com os clientes segmentados de acordo com suas características, você passará a ter condições de comunicar-se adequadamente ao perfil de cada um (Interagir). Por fim, a partir de tudo isso, você poderá criar uma oferta personalizada – Personalizar – para cada cliente, levando em consideração todas suas características, necessidades, perfil, tipo de cultura, o que aumenta exponencialmente a chance de que o cliente se sinta valorizado, satisfeito com o resultado, e principalmente, fidelizado.


O processo de vendas e a metodologia IDIP devem andar de mãos dadas, e ter um CRM – tanto em relação a estratégia quanto em relação a ferramenta – preparado para isso é de extrema importância. Sua equipe de campo, ao coletar e armazenar dados dos produtores, torna o processo Identificar – o primeiro passo para o funcionamento dessa metodologia - muito mais simples.

A metodologia IDIP serve para reconhecer e construir melhores relacionamentos com os clientes. Isso permite que as atuações de vendas sejam mais bem direcionadas para atender às necessidades específicas do produtor. Os resultados surgem sob a forma de aumento nas vendas e nos níveis de confiança dos clientes com o seu negócio.

Sendo o CRM algo realmente importante (e mais importante ainda é um CRM que seja aderente ao seu modelo de negócios), recomendamos que você conheça o Clover CRM, especialista em empresas do agronegócio, que foi desenvolvido embasado justamente na Metodologia IDIP. Temos certeza de que esses 60% de crescimento dentro da própria base é totalmente possível, e temos cases que já chegaram bastante perto disso.


Bons negócios!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho