O que serve muito bem para um cliente, pode estar muito longe dos problemas ou das necessidades de outro. No mercado agrícola, vale dizer que isso é ainda mais pronunciado: produtores têm tamanhos de lotes, capacidades e objetivos diferentes. Enquanto um precisa de certo produto no meio do ano para ter uma boa safra, outro precisa de produtos no começo do ano, e assim por diante.
Dessa forma, diferenciar significa entender as necessidades de cada um e separá-los conforme essas exigências. Seguindo a metodologia IDIP, esse é o segundo passo e vem logo após a identificação de clientes. Para que você tenha um direcionamento melhor sobre esse assunto, apresentamos a importância da etapa em questão e como fazê-la. Confira!
Como dá para imaginar, essa etapa é a grande facilitadora da interação. Saber de antemão o que o cliente necessita especificamente, ajuda a revenda a atender com mais precisão e qualidade.
A diferenciação também é responsável por economizar e otimizar o uso de recursos. Assim, os esforços com determinado cliente são mais bem direcionados e não há desperdício de tempo.
Outro fator importante é que se você observar adequadamente, notará que há clientes mais importantes do que outros, seja pela frequência com que compram ou pelo valor do seu ticket médio. Perdê-los, portanto, significa prejudicar o negócio, e a diferenciação é responsável por ajudar você a identificar apropriadamente quem são eles.
Após saber quem é o cliente, você precisará descobrir do que ele precisa para diferenciá-lo. Nesse sentido, as principais etapas incluem:
Separe o cliente de acordo com as suas características
Depois de saber quem é o cliente e o que ele espera, você deve ir mais a fundo e entender suas características de maneira mais integrada. Com o perfil de consumo que você traçou na identificação, faça uma análise em busca de informações que indiquem padrões sobre seus clientes ou que mostrem o que funciona com ele e o que não.
Se o contato telefônico com o cliente não funciona, por exemplo, você já poderá diferenciá-lo para incluí-lo na sua estratégia digital. Esse momento serve para entender melhor o que dá certo ou não e o que funciona de maneira mais efetiva em cada caso.
Se dois clientes têm perfil de consumo parecido, o que vai diferenciá-los? A importância deles perante o seu negócio. Isso é observado de acordo com o impacto que o cliente causa no negócio.
No setor agrícola, imagine um cliente que, perto de sua safra, consome quase o estoque completo de fertilizantes da revenda. Como gera uma elevação muito grande de renda em pouco tempo, esse é um cliente importante. Se outro consome a mesma quantidade de produtos com uma grande frequência, ele também é importante por ser capaz de gerar renda recorrente e aumento da segurança.
Dessa forma, é preciso fazer esse tipo de diferenciação para saber em quais clientes os maiores esforços dos representantes de vendas devem ser focados.
Assim como ocorre para a identificação, o CRM também deve ser utilizado para diferenciar clientes. Como mapeia todos os pontos de contato deles com o negócio, o resultado é que é possível identificar padrões e entender as demandas e motivações de cada consumidor.
Fica mais fácil, então, perceber que determinado cliente realiza a compra pelo preço, enquanto outro valoriza o atendimento diferenciado. Isso te permite para oferecer o que cada um precisa de maneira mais direta.
Entendeu essa etapa da metodologia IDIP? Que tal começar a aplicar em sua empresa? Para mais dicas, fique ligado em nosso Facebook!
Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.
Feito com carinho
No post data.
No querystring data.
Query | Affected | Num. rows | Took (ms) | Actions |
---|---|---|---|---|
SELECT `Category`.`slug`, `Category`.`title` FROM `datacoper_blog`.`categories` AS `Category` WHERE 1 = 1 | 6 | 6 | 1 | maybe slow |
SELECT `Post`.`id`, `Post`.`title`, `Post`.`content`, `Post`.`thumb`, `Post`.`user_id`, `Post`.`category_id`, `Post`.`status`, `Post`.`created`, `Post`.`modified`, `Post`.`slug`, `User`.`id`, `User`.`name`, `User`.`foto`, `User`.`email`, `User`.`username`, `User`.`password`, `User`.`role`, `User`.`created`, `User`.`modified`, `Category`.`id`, `Category`.`title`, `Category`.`description`, `Category`.`slug`, `Category`.`user_id`, `Category`.`created`, `Category`.`modified` FROM `datacoper_blog`.`posts` AS `Post` LEFT JOIN `datacoper_blog`.`users` AS `User` ON (`Post`.`user_id` = `User`.`id`) LEFT JOIN `datacoper_blog`.`categories` AS `Category` ON (`Post`.`category_id` = `Category`.`id`) WHERE `Post`.`slug` = 'metodologia-idip-parte-ii-como-diferenciar-cliente' LIMIT 1 | 1 | 1 | 2 | maybe slow |
SELECT `Comment`.`id`, `Comment`.`name`, `Comment`.`email`, `Comment`.`content`, `Comment`.`created`, `Comment`.`modified`, `Comment`.`post_id`, `Comment`.`status` FROM `datacoper_blog`.`comments` AS `Comment` WHERE `Comment`.`post_id` = (2191) | 0 | 0 | 1 | maybe slow |
Peak Memory Use 4.20 MB
Message | Memory use |
---|---|
Component initialization | 1.47 MB |
Controller action start | 2.08 MB |
Controller render start | 2.27 MB |
View render complete | 2.62 MB |
Total Request Time: 46 (ms)
Message | Time in ms | Graph |
---|---|---|
Core Processing (Derived from $_SERVER["REQUEST_TIME"]) | 5.97 | |
Event: Controller.initialize | 8.42 | |
Event: Controller.startup | 0.43 | |
Controller action | 14.27 | |
Event: Controller.beforeRender | 6.48 | |
» Processing toolbar data | 6.37 | |
Rendering View | 1.64 | |
» Event: View.beforeRender | 0.03 | |
» Rendering APP/View/Posts/post.ctp | 0.52 | |
» » Rendering APP/View/Elements/sidebar.ctp | 0.07 | |
» Event: View.afterRender | 0.02 | |
» Event: View.beforeLayout | 0.02 | |
» Rendering APP/View/Layouts/default.ctp | 0.46 | |
» » Rendering APP/View/Elements/header.ctp | 0.07 | |
» » Rendering APP/View/Elements/footer.ctp | 0.07 | |
Event: View.afterLayout | 0.00 |
Constant | Value |
---|---|
APP | /u01/web/blog/app/ |
APP_DIR | app |
APPLIBS | /u01/web/blog/app/Lib/ |
CACHE | /u01/web/blog/app/tmp/cache/ |
CAKE | /u01/web/blog/lib/Cake/ |
CAKE_CORE_INCLUDE_PATH | /u01/web/blog/lib |
CORE_PATH | /u01/web/blog/lib/ |
CAKE_VERSION | 2.7.6 |
CSS | /u01/web/blog/app/webroot/css/ |
CSS_URL | css/ |
DS | / |
FULL_BASE_URL | http://blog.datacoper.com.br |
IMAGES | /u01/web/blog/app/webroot/img/ |
IMAGES_URL | img/ |
JS | /u01/web/blog/app/webroot/js/ |
JS_URL | js/ |
LOGS | /u01/web/blog/app/tmp/logs/ |
ROOT | /u01/web/blog |
TESTS | /u01/web/blog/app/Test/ |
TMP | /u01/web/blog/app/tmp/ |
VENDORS | /u01/web/blog/vendors/ |
WEBROOT_DIR | webroot |
WWW_ROOT | /u01/web/blog/app/webroot/ |
Environment Variable | Value |
---|---|
Php Version | 5.6.38-2+0~20181015120829.6+stretch~1.gbp567807 |
Redirect Redirect Status | 200 |
Redirect Status | 200 |
Http User Agent | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/) |
Http Accept | text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8 |
Http Accept Language | en-US,en;q=0.5 |
Http Accept Encoding | br,gzip |
Http Host | blog.datacoper.com.br |
Http Connection | Keep-Alive |
Path | /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin |
Server Signature | <address>Apache/2.4.25 (Debian) Server at blog.datacoper.com.br Port 80</address> |
Server Software | Apache/2.4.25 (Debian) |
Server Name | blog.datacoper.com.br |
Server Addr | 10.150.51.105 |
Server Port | 80 |
Remote Addr | 3.237.178.91 |
Document Root | /u01/web/blog/ |
Request Scheme | http |
Context Prefix | |
Context Document Root | /u01/web/blog/ |
Server Admin | pablo.machado@datacoper.com.br |
Script Filename | /u01/web/blog/app/webroot/index.php |
Remote Port | 50744 |
Redirect Url | /app/webroot/metodologia-idip-parte-ii-como-diferenciar-cliente |
Gateway Interface | CGI/1.1 |
Server Protocol | HTTP/1.1 |
Request Method | GET |
Query String | |
Request Uri | /metodologia-idip-parte-ii-como-diferenciar-cliente |
Script Name | /app/webroot/index.php |
Php Self | /app/webroot/index.php |
Request Time Float | 1615073530.919 |
Request Time | 1615073530 |