CRM

Metodologia IDIP - Parte III: como interagir com o cliente da forma correta

Conhecer e diferenciar o cliente são tarefas importantes, mas não são atitudes úteis se elas não geram ações e resultados positivos. Por isso, segundo a metodologia IDIP, o terceiro passo consiste na interação com o cliente.

É essa interação que cria o relacionamento propriamente dito e, por isso, é fundamental para o sucesso do negócio. Se for bem feita, é uma das maiores responsáveis por garantir a fidelização do cliente. Sem ela, o consumidor não se mantém fiel ao negócio e ainda tem uma queda brusca no seu nível de satisfação com o serviço oferecido.

Para evitar que sua metodologia pare de funcionar bem no meio, veja a seguir como interagir com o cliente da forma correta:


Leve sempre em conta as necessidades do cliente


A interação não será efetiva se ela não levar em conta as necessidades específicas do cliente. Nesse sentido, é indispensável que a interação tenha sempre um caráter de auxiliá-lo a conseguir resultados melhores.

Mais do que para venda, esse contato deve ter como objetivo agregar valor e gerar confiança entre cliente e marca. Para isso, o atendimento às necessidades e a resolução de problemas e dores do seu consumidor é o mais importante.


Planeje com cuidado a interação


Não é porque a interação é benéfica para o relacionamento com o cliente que o simples fato de ela atender às necessidades fará com que gere resultados. Se não houver um planejamento específico, haverá desperdício de recursos e o cliente poderá se afastar.

Imagine, por exemplo, que a visita de campo é uma forma de interação de uma revenda agrícola. Se ela não for planejada adequadamente, o técnico aparecerá na propriedade do cliente com uma solução que não é útil ou conveniente para o momento. Dependendo da abordagem, o cliente poderá se sentir insatisfeito, prejudicando o relacionamento.


Use as ferramentas adequadas


Para evitar problemas do tipo, portanto, é recomendado que você utilize as ferramentas adequadas para gerar interação. O e-mail marketing é um exemplo de ferramenta para manter o contato sempre ativo com clientes de maneira direta e barata. Estabelecendo um fluxo de nutrição com conteúdos indicados para tipos diferenciados de cliente, é possível ajudar a sanar dúvidas e identificar oportunidades diversas, inclusive nas vendas agrícolas.

No agronegócio, também dá para oferecer as visitas técnicas por profissionais de qualidade. Isso faz com que o cliente receba uma ajuda importante na hora de escolher qual é a melhor solução para a sua propriedade, por exemplo.


Não se esqueça do CRM


Depois de ter usado o CRM para identificar e diferenciar clientes, a interação também deve ser planejada baseando-se no CRM. Isso porque ao mapear todos os pontos de contato do cliente, essa ferramenta permite uma avaliação muito mais precisa sobre padrões e tendências que indicam uma necessidade maior ou menor de interação.

Se o produtor tem uma determinada safra se aproximando, por exemplo, o CRM vai indicar qual é o melhor momento de fazer uma interação mais incisiva, como o agendamento de uma visita e a demonstração de alguns produtos.

O CRM também é importante para identificar o que funciona melhor com cada cliente, suas preferências e principais necessidades, o que leva a uma interação mais personalizada — que é o próximo passo de uma metodologia IDIP de sucesso.

Com clientes devidamente identificados e diferenciados, a próxima etapa consiste na interação, que deve ser feita de forma correta, útil e voltada para as necessidades de cada consumidor. Com planejamento e o uso adequado das ferramentas, incluindo o CRM, o resultado é que é possível criar a interação adequada e, futuramente, personalizada, levando a uma maior satisfação.

Quer melhorar o atendimento que você oferece na sua revenda? Então confira nossas dicas no Facebook!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho