O agronegócio está batendo um bolão! - Parte 2

Argentina


Assim como o Brasil, nossos hermanos possuem uma atividade agrícola extremamente importante para seu país. Também como nós, a Argentina é um grande exportador de soja e carne bovina, mas também entra em campo com um time forte em vinho, milho, trigo, sorgo e diversos outros produtos.


Os argentinos também são um dos maiores consumidores e exportadores de carne do mundo. Apesar de se esforçar bastante para desenvolver suas atividades industriais, a agricultura representa cerca de 8% do PIB da Argentina e mais de 25% de suas exportações.


Polônia


A agricultura polonesa sofreu muitos altos e baixos durante o último século, mas recentemente tem surpreendido a Europa com excelentes resultados. Mais de 60% do território deste país é dedicado completamente ao agronegócio!


No ataque do time agro polonês estão a batata e o trigo, dos quais a Polônia é um dos maiores produtores mundiais. A batata, principalmente, cresce com muito vigor nas terras polonesas e é usada, entre outras coisas, como base alimentar na suinocultura do país, que representa uma boa parcela de sua exportação agrícola.


Alemanha


Um país bastante industrializado e tecnológico, a Alemanha prefere focar seus esforços em outros setores além do agronegócio, importando o que precisa de seus vizinhos e parceiros comerciais. Como fazem parte da União Européia, os germânicos são grandes aliados econômicos do Brasil nesta modalidade.


Mesmo com uma agricultura menos relevante, a Alemanha ainda se destaca na Europa com uma pecuária bem desenvolvida tanto em suinocultura como em bovinocultura. Ainda, o país conta com a produção forte de hortaliças – principalmente a beterraba, de onde extraem o açúcar. Fazendas de cevada e trigo também são comuns para a fabricação de suas cervejas mundialmente famosas, é claro!


Brasil


Se depender da agricultura do Brasil, vamos ganhar esse hexa de goleada. Não tem time mais forte e preparado do que os canarinhos entre os cabeça-de-chave desta copa. Temos no ataque o café, a soja, o milho e vários citrinos. Em 1° lugar no mundo todo, somos o maior exportador de soja, suco de laranja e café, além do 2° maior em milho. Tudo que os demais colocados produzem nós também produzimos, e certamente mais e melhor.


Esta vantagem na agricultura se deve ao fato que desde a colonização portuguesa o agronegócio foi incentivado no Brasil. Na metade do século passado, reformas no permitiram que nossa economia rural se modernizasse bastante, e agora somos também pioneiros em tecnologias agrícolas.


Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o agronegócio nos países da copa. Toda terça-feira temos novos posts em nosso blog falando de tecnologia, gestão e novidades no agro. Siga-nos no facebook e no linkedin e ficaremos mais do que felizes em compartilhar estes assuntos com você!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho