O Dia de Campo, alavancando seus negócios!

O período de safra é o momento mais importante para o agronegócio. Todos os anos, é nesse período que os esforços e a atenção de todos os agentes envolvidos na produção estão voltados diretamente ao campo. É também nesses períodos que pequenos, médios e até mesmo grandes produtores têm a oportunidade de conhecer novas tecnologias e inovações que poderão contribuir com seus negócios, normalmente participando de atividades chamadas “Dia de Campo”. Muitos dos grandes eventos e feiras agropecuárias que temos em nosso país começaram, inclusive, a partir de um Dia de Campo, normalmente promovido por Cooperativas, Indústrias ou Revendas ligadas ao agronegócio.







Trata-se de um momento especial, muito além de ser um dia qualquer ou um evento informal como uma confraternização, por exemplo. O Dia de Campo reúne diversos pesquisadores, empresas, inovações e oportunidades para transferência de conhecimento, tudo voltado àqueles que de alguma maneira estão conectados ao mundo do agronegócio.







A importância desse dia para o desenvolvimento regional do agronegócio é muito grande, pois permite aperfeiçoar o processo produtivo da região, através de testes e demonstrações de novas tecnologias criadas pelos fabricantes de insumos, de máquinas e equipamentos, bem como de serviços especializados para o agronegócio.







Analisando-se sob a ótica de resultados, um dia de campo reflete diretamente nos negócios das cooperativas e das revendas de insumos agrícolas. Nesse período em específico, a oportunidade de alavancar suas vendas é muito considerável, afinal, a visibilidade dos produtos e serviços está em alta, e os produtores rurais estarão buscando os melhores produtos para incrementar seus ganhos.







A seguir apresentamos alguns pontos especiais, que podem contribuir para o planejamento dessa atividade com sucesso:















Comunicação e Divulgação















É muito importante o investimento na divulgação e no convite dos produtores rurais para o evento. Afinal, a sua presença e participação nas atividades desenvolvidas no Dia de Campo é o grande objetivo de tudo o que estará sendo planejado para esse evento. Para isso, além dos canais usuais que são utilizados para divulgação de assuntos do seu negócio, aproveite para fortalecer o relacionamento dos seus Consultores Técnicos de Campo com os Produtores Rurais, motivando-os a levarem os convites pessoalmente ao público por ele atendido.







Todos dentro do evento sabem da importância do evento. Afinal, são meses dedicando-se a práticas onde a evolução do desenvolvimento tecnológico é constante. Pulverizar essas novidades e informações entre os produtores rurais, técnicos agrícolas, agrônomos, empreendedores e pesquisadores é fundamental.















Planejamento Geral







É muito importante que todos os membros da comissão organizadora se reúnam, com o propósito de definirem questões específicas como data, época, conteúdos, materiais, público envolvido, entre outros fatores. O planejamento, sendo realizado de forma clara, objetiva e com seriedade, é o que definirá o sucesso do dia de campo.















Escolha do Local







Fácil acesso e uma estrutura planejada fazem toda a diferença, tanto para você que quer mostrar tudo com os melhores detalhes, quanto para o visitante, que não deve se preocupar com pormenores, como clima instável, longas caminhadas até o local ou até mesmo solo irregular.















Escolhendo a Data







Aspectos muito importantes que devem ser levados em consideração para a escolha da data incluem:















· Época do ano (estações de seca/chuvosas);







· Momento da Safra (que varia de acordo com a região e com a vocação produtiva);







· Outros eventos realizados na região;







· Dia de feira;







· Melhor dia da semana.















Equipe Organizadora















A equipe organizadora deverá contar com grupos com funções específicas, como:







· Coordenadores gerais;







· Recepcionistas com boa aparência;







· Guias ou informantes;







· Técnicos preparados para as demonstrações; 



· Apoio administrativo.














Convidados















É crucial fazer um levantamento do número de produtores convidados, número dos demais participantes possíveis, as características do público (sociais, culturais ou econômicas), as instituições de pesquisas, organizações, agrônomos, agentes e articuladores, parceiros de negócios bem como representantes das famílias de agricultores.







Também não podem ser esquecidos o preparo prévio dos Campos de Demonstração, para evidenciar aos visitantes os ganhos que ele poderá obter em suas safras, bem como a disponibilização de Materiais de Apoio e de Demonstração. Cabe, ainda, analisar-se a possibilidade da entrega de brindes aos visitantes, para que a marca da sua cooperativa ou empresa permaneça sendo lembrada pelo produtor rural no seu dia-a-dia.







Ao mesmo tempo, sugere-se criar um método para registrar os nomes, telefones, e-mails e endereços de todos os visitantes, para que possam ser processados e acessados posteriormente, em futuras campanhas de acesso a esses produtores rurais. Nesses acessos, além de perpetuar o contato e o relacionamento, podem ser levadas novidades e promoções que sejam interessantes aos seus negócios, também como forma de contribuir com sua produtividade e com o incremento de resultados para sua cooperativa ou empresa.















E então? Gostou das dicas para montar o seu dia de campo? Confira nosso blog! Toda semana tem posts novos para você!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho