O Futuro da Tecnologia no Agronegócio

Estamos em uma nova realidade? Muito se fala de uma revolução dentro do agronegócio e da tecnologia implantada. Os números, segundo as estatísticas são satisfatórios. Mas temos real dimensão do quanto o setor foi privilegiado com a tecnologia? E até onde podemos ir? Chegamos ao limite da tecnologia implantada? É isso que vamos abordar no post de hoje.



Projeção para 2030. Como fica o status da Agricultura?



Contando a com a pecuária e o cultivo de agricultura, no Brasil temos aproximadamente 30% do território dedicado somente para o segmento. Em um estudo, especialistas afirmam que é possível, com a ajuda da tecnologia, triplicar a capacidade produtiva da área dedicada para isso, é claro, bem utilizada e aplicada.

Basta diminuir a falta de tecnologia, que hoje é inexistente mesmo em algumas cadeias produtivas.

É claro que robótica e equipamentos de certo custo não vão estar presentes na rotina de todos os produtores e organizações da noite para o dia. Porém, a longo prazo, isso será bem mais acessível do que é hoje em dia. Afinal, novas tecnologias serão criadas, e o que parecerá obsoleto por um lado, é apenas uma readequação de espaço e divisão de crescimento.

Essa evolução tende a ter como foco, principalmente nosso país. Países com destaque na agricultura como Estados Unidos, China e Austrália estão limitados no seu avanço tecnológico por, literalmente, falta de espaço. Com muito mais área para explorar na agricultura, mais pode se investir em tecnologia. Esse é o caso do Brasil do futuro.

É claro que todo esse avanço só foi possível graças a um conjunto de fatores. Em primeiro lugar, as características territoriais e climáticas do Brasil e em segundo lugar, o domínio sobre toda uma prateleira de tecnologias que começou a ser aplicada com mais intensidade, expandindo o potencial dos nossos recursos naturais; e, em terceiro lugar, o capital social brasileiro, o empreendedorismo do produtor rural.

Confira todos os posts do Blog da Datacoper. Toda semana temos posts novos por aqui.


COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho