O papel do agrônomo no mundo digital

Chegou o tempo em que, para sustentar uma população cada vez maior, a agricultura precisa se reinventar, contando com a inovação tecnológica para aumentar sua produtividade no ritmo em que aumenta a demanda por alimentos. Aliando estes dois mundos - a tradição do campo com a evolução da tecnologia - o agrônomo assume um papel fundamental, como uma espécie de estrategista rural capaz de gerar soluções a partir de um vasto conhecimento técnico e social. Ele aponta com precisão como o campo pode ser trabalhado para gerar melhores resultados. Desde o início da safra ou da criação animal, até os últimos dias do cultivo e dos cuidados, o agrônomo está qualificado para resolver quaisquer desafios e criar novas oportunidades para aumentar a produtividade. É por isso que ele precisa sempre estar conectado com as últimas tecnologias e soluções, as quais irão auxiliá-lo diretamente em seu trabalho e contribuir com o seu sucesso.


Como a tecnologia pode ajudar o trabalho do agrônomo?


O mundo digital vem ajudar o agrônomo da mesma forma que a radiologia apoia o médico a fazer um diagnóstico. A única diferença é que, ao invés do raio-x, o agrônomo utiliza plataformas de agricultura digital, e as imagens que ele analisa são da lavoura e não do corpo humano. Entretanto, o seu processo de diagnóstico é bem parecido com o do médico: a partir de seu conhecimento e das informações que ele busca, o agrônomo é capaz de dizer qual é o desafio a ser superado no campo e como transformá-lo em uma oportunidade lucrativa. Neste processo, a tecnologia serve como um potencializador de seu trabalho. Quanto melhores as suas ferramentas, mais assertivos serão os seus resultados!


De fato, é isto que a tecnologia representa para o agrônomo: uma de suas mais importantes ferramentas, que o auxilia na coleta da inteligência do campo de maneira rápida e eficiente. Seu papel como conhecedor e sua ação direta no campo jamais poderão ser substituídos. Na verdade, cada inovação chega com o objetivo de aprimorar o seu trabalho. Historicamente, foi com o surgimento da engenharia agronômica que o campo passou a se modernizar, e problemas que afligiam agricultores e pecuaristas por séculos foram finalmente resolvidos. Como exemplo, foi o advento da agronomia como ciência que permitiu, hoje, a existência de fertilizantes minerais.


A grande missão do agrônomo: Reinventar o Agro


Não é nenhum segredo: quem não acompanhar o avanço das tecnologias vai acabar ficando para trás no mercado. E o agrônomo tem, ainda, um desafio muito maior do que apenas seguir o fluxo das inovações. A excelência de seu trabalho, que mostra o quão valioso ele é e continuará sendo para o agronegócio, é ressaltada quando ele consegue manter-se um passo à frente da tecnologia, traduzindo as inovações high tech para a realidade de cada produtor rural. Valorizado tanto pelas cooperativas e empresas agropecuárias, quanto pelo homem do campo, ele conta com a confiança de todos e tem a posição ideal para mostrar o caminho do futuro.


Uma ferramenta indispensável para o agrônomo no mundo digital é uma plataforma de agricultura digital, que envolva tanto a tecnologia de imagens de satélites e drones, como a integração de dados da fazenda. Ainda nesse movimento, para obter o melhor resultado das atividades agronômicas, as empresas ligadas ao agronegócio também devem investir em sistemas lhes permitam tomar decisões rápidas e assertivas, como estratégias de CRM, ERP e BI.


Gostou deste post? Quer saber mais sobre estas ferramentas? Visite nosso site www.somosagro.com.br ou confira outros posts no nosso blog. Temos certeza que você encontrará uma solução que se adapta à realidade do seu negócio!


COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho