O produtor rural conectado: Os novos comportamentos do homem do campo

Aquela história de que a cidade é mais conectada do que o campo já deixou de ser verdade há muito tempo. O produtor rural pode até viver um cotidiano diferente do cidadão urbano, mas de forma alguma está menos informado ou equipado tecnologicamente. Não apenas as suas ferramentas e maquinários são incrivelmente bem atualizados, como também o produtor rural está atento às novidades e conectado com o mundo digital.




Novos hábitos do Homem do Campo




Segundo pesquisa realizada em 2017 pela ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural, 7 em cada 10 produtores rurais acessam a internet, geralmente por um Smartphone. Praticamente todos são usuários do Facebook e do Whatsapp, e 83% deles conectam-se durante toda a semana ao mundo digital.




Muitos deles também utilizam a internet para buscarem informações sobre seus fornecedores, sendo que 6 em cada 10 produtores buscam informações sobre defensivos agrícolas, 74% no site do fabricante. Da mesma forma, 7 em cada 10 procuram saber mais sobre seus maquinários antes de efetivar uma compra, 83% no site do fabricante.




Como posso me conectar ao Produtor Rural?




Qualquer empresa ligada ao agronegócio pode lucrar tomando ações para se conectar ao homem do campo. Cooperativas, indústrias, concessionárias e revendas podem alcançar um relacionamento “sempre presente” através de um app que traga informações, promoções e facilidades para o produtor, que geralmente precisa deixar sua propriedade e gastar horas preciosas de trabalho quando busca entrar em contato com os seus parceiros. Esta também é uma forma de conhecê-lo e fidelizá-lo, planejando estratégias para os melhores acessos e buscando resgatar quem se desconectou de sua empresa.




Outra maneira de buscar o contato com o público rural é manter o website e as redes sociais de sua empresa não apenas atualizadas, mas também relevantes. Conteúdos que despertem a atenção, agreguem conteúdos e falem a linguagem do homem do campo são fatores importantes e que podem ajudar muito o market share da sua empresa, melhorando cada vez mais a sua imagem com o seu consumidor, em relação à concorrência.




Preparando-se para o Futuro




Com o advento da Agricultura Digital e o desenvolvimento acelerado de tecnologias, em breve o produtor terá acesso a outros tipos de inovações e certamente estarão ainda mais conectados. É necessário disparar na frente e começar a pensar em estratégias para acessar esse novo produtor rural. Aproveitar esta oportunidade faz toda a diferença para o futuro de qualquer empresa do agronegócio.




Gostou deste post? Temos muitos outros assuntos interessantes aqui em nosso blog sobre tudo o que envolve tecnologia e agronegócio! Siga-nos no facebook e no linkedin - toda terça e sexta-feira compartilhamos um novo material preparado especialmente para você!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho