CRM

O verdadeiro valor de cada cliente para a saúde financeira do Agronegócio

Mesmo com outros setores enfrentando desafios, o crescimento do Agronegócio brasileiro nos últimos anos é extraordinário, com análises recentes apontando a participação do agro em cerca de 1/4 de nossa economia. Esta é uma excelente notícia para todos os players do campo, mas trás também desafios pertinentes como o aumento da concorrência, que intensifica suas atividades diante das novas oportunidades trazidas pelo crescimento. Por isso, o Agronegócio está se tornando ainda mais competitivo, exigindo estratégias que possam garantir a sustentabilidade financeira da organização diante das novas transformações do campo.





Em muitos segmentos - e em especial no agro - os esforços para conquista e manutenção de clientes variam bastante dependendo de suas diversas características de consumo e necessidades. Desta forma, existem situações onde é possível encontrar dez produtores que representam muito mais valor à organização do que outros cem, por compram maiores quantidades de produtos ou estarem dispostos a rejeitar a concorrência mesmo quando recebem melhores ofertas.

Esta realidade aponta para uma grande necessidade aos negócios da organização: Segmentar sua carteira de forma a identificar estes "super clientes", com o objetivo de direcionar maiores esforços para mantê-los ativos e garantir a saúde financeira das atividades comerciais.



Como posso encontrar esses Super Clientes?

Revelar o verdadeiro valor de cada produtor se torna possível através da excelência na gestão de clientes e exploração do potencial das ferramentas de CRM, com manutenção constante de suas bases de dados durante os atendimentos somada a uma análise estratégica do potencial de compras e comportamento de consumo.

Com estas informações, um trabalho de planejamento pode destacar os maiores clientes avaliando o potencial de vendas a serem exploradas pela organização com cada um deles, juntamente da quantia que representam atualmente em suas aquisições de produtos ou serviços e suas preferências de negócios.

Os produtores que indicarem tanto oportunidades a serem exploradas como também um volume de compras já significativo serão os clientes que representam o valor máximo para os negócios. Estabelecer estes produtores como prioridades da organização garante sua base financeira e promove o foco dos consultores em ações de maior retorno de vendas.

Se você acredita que este tópico em específico é relevante para você, temos uma matéria que fala especificamente sobre Segmentação de Clientes dentro das qualidades que exploramos aqui. Confira através deste post!

Não importa o tamanho da organização, é necessário compreender que alcançar o máximo de clientes quanto for possível raramente significa alcançar todos ao mesmo tempo. Ter a capacidade e a escolha consciente em selecionar os clientes mais valiosos, conservá-los e fidelizá-los representa o controle do Agronegócio sobre suas ações e seu futuro.

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