Organizações do Agronegócio: Agentes de Inovação ao Produtor Rural

Muito se fala sobre a chegada de novas tecnologias e da revolução digital no campo, mas a realidade é que ela já está acontecendo. Não estamos mais discutindo sobre um advento da Agricultura Digital, mas vivendo sua transformação por completo. Seu real uso no campo, de forma ampla e homogênea, entretanto, depende do acesso do homem do campo à inovação. O produtor rural anseia por tecnologia, mas nem sempre sabe o que usar, onde procurar ou como buscá-la por si mesmo. Seu principal contato acontece através de seu consultor, provindo de uma das organizações que o atende.




Neste cenário, é evidente que as empresas precisam ser agentes de inovação para o produtor rural. As bases de dados e infraestruturas das organizações devem estar preparadas para se adaptar com novas tecnologias, e o valor demonstrado pelo aumento da produção e/ou eficiência do produtor rural se converte automaticamente em ganho financeiro para a empresa - além da fidelização do homem do campo. Este é um ciclo virtuoso onde ambas as partes crescem. Portanto, é tanto a responsabilidade como o papel natural na evolução do mercado que as organizações do Agronegócio se interessem por fornecer tecnologias de inovação para o campo, tanto em seu portfólio de produtos e serviços como em seu próprio atendimento e processos internos.




É no contato e interação com o produtor rural que a empresa pode oferecer esta inovação ou demonstrar o valor de suas aplicações. Dentre as oportunidades mais assertivas no mercado para conectar-se ao cliente no Agronegócio, se destacam o uso de aplicativos, plataformas de Agricultura Digital e, em uma visão mais voltada ao atendimento, a performance dos consultores em acessarem o produtor rural.






Apps

Principalmente com a pandemia do Covid-19 mostrando a real importância das empresas estarem sempre presentes com seus clientes, a presença digital se mostra a mais relevante para que os negócios continuem acontecendo apesar da distância. Segundo a mais recente pesquisa do Comportamento do Produtor Rural da ABMRA, o público-alvo do Agronegócio busca com freqüência informações em sites, mídias sociais e contatos de seu fornecedor antes de realizar uma compra, geralmente por um dispositivo móvel. Cabe a organização estar disponível para nutri-lo com informações e eventualmente negociar com seu cliente no meio digital. Aplicativos da organização permitem que esta comunicação aconteça, mantendo a organização acessível sempre presente com o produtor.






Agricultura Digital

Plataformas de Agricultura Digital não precisam ser instaladas em propriedades ou requerem necessariamente um alto custo em equipamentos, mas podem cruzar dados de satélites ou máquinas já utilizadas pelo produtor para gerar mapas e previsões muito úteis durante uma consultoria, mostrando a autoridade da empresa em seu ramo e confiança no atendimento. Esta é uma das principais entradas de tecnologia para o cliente, e um início para transformar seu mindset para a inovação. Nas mãos da própria empresa, estas informações também são úteis para oferecer um pacote de serviços mais eficiente para cada produtor e conhecer sua realidade para uma aproximação assertiva.






Atendimento e Consultorias

Como dito anteriormente, a capacidade de uma empresa de adquirir informações e convertê-las em ações é um de seus principais recursos, pois a permite conhecer cada vez mais seus clientes a partir de cada atendimento e construir uma base de dados para a evolução de outras inovações, como por exemplo as que foram citadas acima. Para usar estas informações de maneira correta, adquirir ou evoluir ferramentas Analíticas e de CRM assegura a qualidade das informações e a capacidade dos gestores de criarem estratégias de acordo com cada uma delas.




As organizações do Agronegócio possuem várias oportunidades de usar a inovação como um multiplicador em seus resultados aliando-se com a produtividade do produtor rural. Temos neste link 4 outros caminhos de otimização tecnológica para empresas do mercado, voltados ao relacionamento com o cliente.




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