Os 4 principais desafios das Indústrias de Insumos Agrícolas (e algumas estratégias para superá-los) PARTE I

Trazendo tecnologia e inovação ao campo através de seus produtos, as indústrias de insumos agrícolas representam uma valor imensurável à cadeia produtiva do Agronegócio. Para garantir a produção do campo e de suas próprias organizações, elas precisam continuamente fortalecer sua rede de fornecedores, desenvolver a eficiência de seus produtos e assegurar sua distribuição ao produtor rural através de seus principais canais - sejam as revendas agrícolas ou seus próprios promotores de venda.




Assim como outras empresas do Agronegócio, conhecer o produtor rural e as ações de outros players do campo é fundamental para que as indústrias de insumos agrícolas construam um diferencial de sucesso em seus negócios. Por isso, reunimos em nossa matéria alguns dos desafios mais importantes enfrentados por este segmento, juntamente de estratégias que podem ser a solução para superá-los!



Assegurar a produção contínua

Os picos de produção e as conseqüências logísticas que os acompanham são desafios muito bem conhecidos pelas indústrias. de insumos agrícolas. Aumentar a previsibilidade dos negócios de forma a evitá-los - ou aumentar o nível de preparo das instalações caso sejam antecipados - é essencial para a produtividade deste ramo. Portanto, é necessário que as indústrias busquem um contato mais próximo do campo para entenderem profundamente a sua demanda.

Uma medida eficiente para manter o ritmo estável dos negócios é explorar tanto o modelo de negócios B2B (Business to Business) tradicional, com sua rede de distribuição no campo, como também mapear o mercado de forma a encontrar produtores de grande valor, estabelecendo com eles uma linha de negócios direta - o B2F (Business to Farmer) - quando o volume de compras destes grandes produtores representar uma boa vantagem financeira à indústria. Exercendo os dois modelos conforme suas necessidades, a organização recebe maior estabilidade em sua renda e demanda, além de um maior conhecimento do mercado ao entrar em contato direto com os produtores rurais.



Fortalecer as ações com seus parceiros

Manter uma postura passiva em relação a apresentação de seus produtos ao consumidor final é algo que a indústria de insumos agrícolas precisa evitar, buscando participar ativamente com sua rede de revendas em ações de promoções e visibilidade de sua marca. Fortalecer laços também com os fornecedores é essencial para assegurar os seus processos logísticos.

Desta forma, para garantir a sinergia das ações com seus parceiros, a indústria precisa aprofundar seus relacionamentos. Principalmente quando existe o interesse em ampliar seu marketshare, investir em ferramentas de gestão de relacionamento no Agronegócio pode conferir uma vantagem na busca por melhores acordos com os distribuidores, além do aumento de confiança com seus fornecedores mais importantes.


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