Os 4 principais desafios das Indústrias de Insumos Agrícolas (e algumas estratégias para superá-los) PARTE II

Enquanto desenvolvem seus produtos com maior tecnologia para atender as necessidades com campo, as indústrias de insumos agrícolas também precisam manter o foco em suas atividades de negócios para ganhar um acesso mais estratégico ao seu mercado.

 

Na primeira parte de nossa matéria, exploramos alguns dos principais desafios das indústrias, assim como algumas estratégias para solucioná-los. Neste post, concluímos esta abordagem somando mais duas realidades do Agronegócio sobre este assunto;

 

Processar e utilizar dados para melhorar suas ações

 

Seja através do contato com as revendas ou diretamente com o produtor rural, as interações da indústria de insumos agrícolas com o campo trazem uma quantia de informações bastante importantes sobre as tendências do mercado, as percepções da organização em relação aos seus consumidores e, principalmente, a forma como seus parceiros estão apresentando seus produtos. Recolher e organizar estas informações de forma que possam ser transformadas em estratégias e ações são necessidades primárias para as indústrias, e podem ser solucionadas através de ferramentas de gestão de clientes e análises de dados.

 

Por exemplo, durante demonstrações de desempenho, uma ferramenta de CRM pode providenciar tanto o acesso rápido aos promotores da indústria de insumos agrícolas sobre os produtos utilizados como também uma forma de apresentar os resultados de maneira rápida e descomplicada ao produtor rural, evidenciando ainda mais as vantagens de seus produtos. Da mesma forma, para a gestão, estas informações podem ser usadas para calibrar estratégias e eventualmente servir de base para guiar estratégias e ações de melhoria aos produtos da indústria.

 

Coordenar de forma estratégica suas ações no campo

 

Organizar todos os pontos citados nesta matéria, desde os negócios B2B (Business to Business) e B2F (Business to Farmer) que vimos na primeira parte, até a otimização das ações com revendedores e o acesso de seus promotores no campo, pode ser considerado como um desafio por si só. A coordenação de todas estas ações exige da indústria o conhecimento pleno de suas capacidades operacionais, assim como uma boa gestão e previsão de negócios. Quanto maior o escopo da indústria, maior sua necessidade em buscar soluções que atendam a capacidade de informações em todos os seus níveis e processos, integrando informações de forma a facilitar consultas e análises.


Para garantir a oportunidade de focar seus esforços em ações e estratégias sem se preocupar com o gerenciamento e manutenção de diferentes ferramentas de gestão, é essencial que a indústria conte com um fornecedor de soluções que tenha tanto experiência como confiança no mercado. Qualidades como um portfólio de soluções adequadas ao Agronegócio e a parceria em atender adequadamente possíveis demandas e processos que possam ser requisitados pela indústria são diferenciais importantes na escolha de um fornecedor de soluções e tecnologias.

 

Através da melhoria contínua de seus produtos e processos, unidos com a evolução do relacionamento com seus clientes e parceiros, as indústria de insumos agrícolas continuarão encontrando sucesso como fontes de tecnologia e inovação para o Agronegócio.

 

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