CRM

Você já ouviu falar nos 4 Ps essenciais do agronegócio?

O agronegócio é um dos pilares que sustentam a economia brasileira, isto é inegável. Cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil são movimentados pelo agronegócio e 41% das exportações resultam de negócios do campo. Esses números revelam com clareza a dependência econômica do país a negócios envolvendo agricultura e pecuária. Mas muito mais do que entender a representatividade do agronegócio para o Brasil, é relevante compreender como se dividem as unidades de negócio do campo.

Por isso elencamos os 4 P's que representam a essência do agronegócio. Eles nada mais são do que características conectadas como elementos numéricos de uma equação de mútua dependência. A equação do agronegócio está expressa no infográfico abaixo no qual a soma de 3 P?s totalizam um quarto P, que simboliza o patrimônio desta equação.

voce-conhece-os-4-ps-essenciais-do-agronegocio-datacoper-software-solucao-ti-crm-informacoes-produtor-rural-cooperativa-cerealistas-revendas

Entenda um pouco mais sobre as características de cada componente desta equação:


  1. Produção Agropecuária: Surge a necessidade de entendimento sobre o que de fato é a produção, neste caso é o produto final, ou seja, grãos, bovino, suíno, aves, entre outros. Tudo o que passa pelas mãos dos produtores rurais e posteriormente por cooperativas, cerealistas e revendas que agregam valor e tornam os produtos mais atrativos ao comprador. A venda adequada desse produto, utilizando artifícios para expor de maneira correta a mercadoria e divulgando como podem suprir a necessidade dos clientes é fundamental. Esses são os princípios essenciais para que a produção agropecuária mantenha-se em constante movimentação e conecta o próximo componente da equação: a Propriedade Rural.

  2. Propriedade Rural: Este é o local da onde surgem as oportunidades de negócio, ou seja, a evolução do produto final, estado de maturidade, conservação até a safra ou abatimento e encaminhamento para cooperativas ou comércio de grãos para comercialização. Existe uma série de investimentos a serem realizados na propriedade, envolvendo desde plano de vendas e insumos até o rastreamento de áreas por intermédio de um croqui. Todos esses dados podem ser aferidos e transformados em informações pelo Cooperate CRM (Costumer Relationship Management). Esta solução tecnológica estratégica faz com que este componente da equação seja um dos mais importantes, pois muitas oportunidades de negócio se concentram na terra do produtor e é a partir dessa etapa que podemos associar a propriedade ao produtor rural, o próximo componente da equação.

  3. Produtor Rural: Além de ser o administrador da propriedade rural, é um homem de negócios e responde a respeito da área produtiva. Experiência e know how relacionados ao campo lhe dão a condição de responsável pela propriedade rural e, acima de tudo, sobre a produção de suas terras. O status de referência para negociações posiciona o produtor rural como principal cliente de agrorevendas, cooperativas e outros revendedores. Desta maneira é imprescindível o bom relacionamento com o negociante ao gerar propostas de valor agregado, as quais expressem ou manifestem a vontade de efetuar a compra por parte do produtor.

  4. Patrimônio: Ao somar os três fatores citados anteriormente chegamos ao resultado final da equação do agronegócio. O patrimônio é a junção da produção bruta com o investimento e manutenção da produção administrada pelo produtor rural.



Mas como administrar e gerir tantas informações com qualidade e competência?



Para calibrar e transformar todos os dados dessa equação em informações táticas e estratégicas, a Datacoper possui a solução para essa questão. Trata-se do Cooperate Agro Suite, que atua para tratar com excelência as informações, aliando a administração dos recursos (ERP - Enterprise Resource Planning), análise estratégica (BI - Business Intelligence) e disponibilizando informações únicas e determinantes para o produtor rural (Portal do Produtor).

O Cooperate CRM completa esse conjunto de soluções para os principais processos do agronegócio brasileiro e existe justamente para operar da melhor maneira possível as informações e zelar do patrimônio, simplificando atividades e auxiliando as organizações e os produtores. Esta solução tecnológica estratégica executa manutenções em atividades diárias como recebimento da produção, vendas em campo, planos de safra, planejamento da produção e logística, entre outras, com o objetivo de otimizar o tempo e reduzir erros, culminando em melhores resultados na produtividade das equipes de venda e do produtor rural.

A equação do agronegócio revela que cada uma destas etapas fazem parte de uma somatória intrínseca para um relacionamento de resultado no agronegócio. No entanto, o patrimônio torna-se mensurável apenas se obtivermos dados relevantes em cada etapa desta equação. E somente através de uma solução tecnológica estratégica, como o Cooperate CRM, é possível transformarmos dados isolados em boa informação, dotada de relevância e propósito. Sem informação perde-se tempo, foco, negócios e possibilidades!



Ficou interessado em conhecer mais sobre esta solução tecnológica estratégica?
Entre em contato com a nossa equipe!

Cooperar com sua gestão é nossa especialidade!
contato@datacoper.com.br
(45) 3220-5597


Autores

  • Carlos Schulze - Analista de Inovação

  • Vinicius Tansini - Trainee de Marketing de Conteúdo


Fonte: http://abr.ai/1yRCRhB

ebook-crm-fidelize-produtor-venda-mais-cultive-relacionamentos-colha-resultados-software-crm-tecnologia-agronegocio

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho