Os benefícios da Tecnologia aplicada à Gestão do Agronegócio

O ambiente agrícola está cada vez mais acostumado com a tecnologia. As novas máquinas no campo, por exemplo, são o testemunho perfeito desta realidade, recolhendo dados do solo e dos cultivos, e apresentando uma eficiência muito superior às suas versões mais antigas. Mesmo com toda essa inovação diretamente nas lavouras, o Agronegócio precisa também evoluir em sua gestão e inteligência administrativa. Esta missão não cabe isoladamente ao produtor rural, mas também às organizações que o atendem e apoiam o seu negócio – as Cooperativas, Distribuidores de Insumos, Concessionárias e Agroindústrias.



Como todas estas organizações do Agronegócio já devem saber, inovações e tecnologias precisam de um bom planejamento e gestão para alcançarem seu devido potencial, mantendo um direcionamento estratégico. É preciso muito mais do que apenas recolher informações, mas também analisá-las e transformá-las em ações conectadas à sua estratégia. Neste sentido, vamos falar sobre os benefícios que podem ser alcançados por uma organização do Agronegócio que desenvolve estas suas capacidades.



Antes de mais nada, passamos a apresentar rapidamente quais são as ferramentas disponíveis para se alcançar os benefícios listados abaixo. Tratam-se de três sistemas diferentes, mas completamente integrados, elevando o potencial uns dos outros: o CRM (visão de relacionamento com o cliente), o BI (visão estratégica) e o ERP (visão operacional). Explicando de maneira muito simples, o BI serve para o processamento e análise das informações registradas pelos diversos outros sistemas, visando o apoio à tomada de decisões estratégicas; o CRM permite elaborar estratégias de acesso e fidelização da sua carteira de clientes, a partir da segmentação e da gestão dessas informações estratégicas; e o ERP organiza, registra e coordena todos os processos de negócio da organização, buscando garantir a efetividade operacional.

 

Otimização da Gestão



Esta tríade de tecnologias, quando devidamente integradas entre si, permite que as informações alcancem em tempo real todas as partes de uma empesa. Processos que antes demandavam muito tempo passam a ser automáticos e praticamente instantâneos, permitindo que a diretoria e os gestores de uma empresa agrícola possam focar seus esforços no que realmente é importante e lucrativo.

 

Novas Oportunidades



A organização dos dados através desses sistemas também pode revelar ao gestor agrícola novos caminhos para atingir seus objetivos, além de oportunidades que antes não haviam sido devidamente identificadas. Ainda, os planos que já haviam sido traçados podem ser efetuados com maior precisão, e medidos de forma que sua eficiência possa ser replicada futuramente.

 

Redução de Custos



Somente consegue-se controlar os esforços gastos dentro de uma empresa através de sua medição. Da mesma forma como novas oportunidades de negócios podem ser encontradas, falhas em processos podem ser identificadas, corrigidas e melhoradas.

 

Base para outras Inovações



É da natureza da tecnologia a capacidade de reinventar qualquer área onde ela é adotada. Com uma infraestrutura forte e atualizada, qualquer outra melhoria tecnológica será mais fácil e rápida de ser aplicada, preparando a empresa para o futuro e permitindo que ela acompanhe o rápido avanço do mundo atual.



Combinadas com uma boa gestão, tecnologia e informação podem ser os diferenciais para garantir o avanço e o sucesso de qualquer organização do Agronegócio.



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