CRM

Os benefícios do CRM para empresas do agronegócio

Na medida em que o tempo passa novidades tecnológicas surgem e acompanham inovações que facilitam o nosso dia-a-dia, conectam ideias e aplicam funcionalidades ao nosso trabalho. Essa é a realidade para quem atua no mercado, independente do segmento. Seja no varejo através da comercialização de seus diversos utensílios ou no atacadista, exista algo em comum e que nenhuma tecnologia é capaz de mudar: a importância do relacionamento entre empresas e clientes.

Um dos setores que mais necessitam de informações sobre os clientes é o de vendas. É imprescindível um bom vendedor ter dados relevantes, detalhes sobre o perfil de clientes e históricos de compras. Ainda que exista vontade, é muito difícil manter todas essas informações no papel ou arquivo do computador.

Essa necessidade de dados apurados e atualizados sobre consumidores originou uma solução que se encarrega da gestão do relacionamento com os clientes. Você já ouviu falar em Customer Relationship Manager? Conheça mais o CRM! A sigla já está se tornando comum entre empresários de diversas áreas. Muito se fala em CRM, mas você sabe, efetivamente, quais são os benefícios do CRM?

O CRM ou software para Gestão do Relacionamento com Clientes promove um diferencial no atendimento agregando valor à proposta das empresas. Com uma base de dados consistente é possível extrair de forma facilitada informações relevantes e mais precisas sobre os consumidores.

No agronegócio a utilidade e aplicação do CRM se tornam possível com o Cooperate CRM, também chamado de CRM para o agronegócio, o software de gestão da Datacoper é especializado em empresas do agronegócio, como agrorevendas e cooperativas agropecuárias. Se você quer investir em marketing de relacionamento precisa antecipar respostas aos clientes, como por exemplo:


• Quanto utilizo de insumos na propriedade?

• Quais são as ocorrências de pragas, infestações e alterações climáticas?

• Qual o impacto que isso representa na aplicação de fertilizantes corretivos e defensivos?

• Como é realizado o mapeamento da propriedade junto a compra e utilização de insumos?


O CRM para o agronegócio além de atuar na linha de frente da coleta de informações, promove a entrada de uma nova cultura na empresa, otimizando processos, possibilitando economia de recursos e também uma visão diferente que auxilie o gestor a empregar ferramentas analíticas de desempenho, tornando-se uma solução essencial para organizações que atuam com o agronegócio. Toda essa base de benefícios do CRM reflete positivamente nos resultados, já que é necessária uma mudança estruturada que a gestão de clientes eficiente necessita.



O Cooperate CRM potencializa processos desde a fase de implantação, com a análise das etapas e construção do escopo do projeto, no desenvolvimento, com a mudança de cultura da organização, e no acompanhamento da pós-implantação, com o início de uma série de vantagens proporcionadas pela solução, como cadastro de clientes, gestão de estoque e fidelização de clientes. 


"O Cooperate CRM emprega recursos tecnológicos para aperfeiçoar a gestão da relação com o produtor rural, tendo por base o cadastro das propriedades, registros de ações de assistência técnica, planos de cultivo e de vendas, meios para fundamentar o planejamento e a definição das estratégias de negócios. "

Cezar Bernardon

CEO da Datacoper


Desta forma o software de CRM para o agronegócio oferece vários benefícios específicos para empresas do ramo agrícola, oportunizando a capacidade de inovarem em seus processos, produtos e serviços oferecidos aos produtores rurais. Veja alguns benefícios às empresas do agronegócio que utilizam a tecnologia de CRM:

A partir de registros de visitas de acompanhamento do desenvolvimento do ciclo das culturas é possível criar uma base de informação para o planejamento da logística/armazenagem da produção a ser recebida (posições por período de datas), bem como o monitoramento da fidelidade dos produtores quanto à entrega da produção colhida

• Suporte para a segurança em relação ao estabelecimento de limites de crédito, através do acompanhamento da movimentação dos produtores rurais

• Eliminação de retrabalho e de erros de digitação em documentos ou arquivos

• Gerenciamento da conta do produtor quanto à posição dos títulos financeiros (vencidos, a vencer e já pagos), limites de crédito e saldos de produtos agrícolas

• Maior eficiência nas vendas dos insumos agrícolas

• Melhor avaliação quanto à eficiência do desempenho das atividades de assistência técnica em relação ao cumprimento das metas de vendas e acompanhamento das visitas

• Melhoria da imagem e relacionamento da organização com os produtores rurais

• Melhor planejamento de logística e armazenagem da produção

O sistema do Cooperate CRM é direcionado e desenvolvido especificamente para o agronegócio, por isso consegue atender às necessidades de coleta dados independente do tamanho da carteira de clientes ou a demanda da cooperativa ou agrorevenda por armazenamento, uma vez que a solução retém e relaciona de forma inteligente informações sobre propriedades, atividades e bens, tanto como negociações em andamento dos clientes-alvo.

Levando em consideração os benefícios do CRM e solucionando as dificuldades na implementação, a solução tecnológica auxilia na correção de erros e dificuldades que surgem no decorrer da implantação e desenvolvimento do projeto. A visão de que o CRM é apenas um sistema é incompleta, pois o software, acima de tudo, desenvolve uma nova cultura na organização!

Essa transformação cultural auxilia a empresa a manter e criar um bom relacionamento com os clientes, conectando as informações com as necessidades do consumidor por intermédio de um software de CRM. Só dessa forma é possível evoluir para o patamar de excelência no atendimento ao cliente.

"Integrando os sistemas de informações desbloqueamos todo o potencial do CRM. O processo de implantação do software aconteceu com agilidade porque a Marasca está bem posicionada no mercado e com objetivos alinhados e consistentes. Em contrapartida, o Cooperate CRM da Datacoper é uma solução robusta que apresenta vantagens competitivas, além de ser focada em resultados e na fidelização dos produtores rurais."


Vitor Bento Marasca

Diretor da Marasca Comércio de Cereais


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