CRM

Quais as vantagens de centralizar informações sobre clientes?

Quem trabalha atendendo ao público sabe que uma das tarefas mais importantes para um empreendimento é a captação de clientes e obtenção das informações cadastrais. Pode parecer algo pequeno, mas ter em mãos um banco de dados dos seus fregueses é uma ótima maneira para se conseguir planejar melhor suas vendas, interações com a clientela e, também, aumentar seu faturamento.

Neste post vamos apresentar algumas vantagens que um revendedor agrícola pode obter ao fazer essa centralização de informações sobre clientes, mostrando, também, algumas maneiras seguras e tecnológicas para se realizar essa tarefa. Confira!


Gestão de clientes


O conceito de gestão de clientes surgiu para designar aquelas empresas que colocam seus clientes no centro da organização do trabalho, ou seja, que fazem do relacionamento com o consumidor uma ferramenta fundamental para impulsionar as vendas e ampliar o tamanho da clientela.

É importante que seu negócio siga essa linha, pensando em seu público-alvo (produtores rurais). É importante entender que cada um tem necessidades específicas, que variam de acordo com seu orçamento, tamanho da propriedade ou tipo de cultivo. Junto com essas informações sobre o negócio, as informações pessoais também são fundamentais para construir um relacionamento.

Vamos a um exemplo: imagine que um grande cliente efetua compra de insumos a cada 45 dias e hoje é 46º dia desde a última compra dele. Com essas informações em mãos o lojista pode entrar em contato, informar que está na hora de renovar os estoques e oferecer algumas condições especiais para que ele efetue a compra dos insumos novamente com sua empresa (lembre-se: você ligou pois está preocupado com o cliente, e não porque quer vender para ele sempre no mesmo dia!).


Centralizar para compreender


Quando falamos em centralizar as informações do cliente, isso significa que o lojista deve registrar toda e qualquer interação feita com o consumidor, anotando projetos e demandas que cada um possui. A centralização dessas informações permite que você tenha interações mais certeiras (como o exemplo que demos acima), além de permitir ao lojista uma compreensão mais ampla sobre a situação de seu cliente e qual a melhor maneira de atender às suas demandas.


Organização por meio da tecnologia


Sem dúvidas, essa captação de informações junto aos clientes gera uma quantidade enorme de dados que, se o lojista não tiver um nível de organização muito grande, acabarão sendo pedridas ao longo do tempo. Pensando nisso, foram criados sistemas computadorizados de relacionamento com clientes, os famosos CRMs, ou Customer Relationship Management. São softwares desenvolvidos especialmente para que as empresas concentrem todos os dados cadastrais de sua carteira de clientes em um ambiente virtual de fácil acesso, ágil e seguro.

Esqueça as cadernetas e os velhos e antiquados arquivos de cadastro que ocupavam gaveteiros enormes em uma sala. Com os CRMs, os revendedores podem consultar informações sem perder horas procurando a pasta do cliente. Além dessa concentração de dados, o CRM também tem capacidade de apontar seus melhores consumidores e identificar aqueles que não fazem negócio há tempos. Imagine a facilidade trazida por esses programas na hora de entrar em contato com os produtores rurais para oferecer os produtos que eles precisam? Você estará sempre um passo à frente graças à capacidade de interpretação e visualização de dados que o sistema oferece.

Não deixe de investir em um CRM e sinta a diferença na hora de se relacionar com os clientes. A melhora no relacionamento se converte em mais negócios fechados, satisfação do comprador — e isso pode até gerar indicações de novos interessados — e num trabalho muito mais organizado e voltado para a relação com seus fregueses.


Essas são algumas razões para adotar a centralização de informações sobre clientes em sua revenda agrícola. Invista em um CRM e sinta a diferença em seus negócios!


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